Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7563
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
EPIDEMIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ESCOLARES EM JEQUIÉ, BAHIA, BRASIL: PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO E RESULTADOS GERAIS
Estudos de Avaliação
Estudantes
Avaliação Educacional
Saúde Escolar
Evaluation Studies
Students
Educational Measurement;
School Health
Adolescente/fisiologia
Desenvolvimento Infantil
Ensino
Brasil
Criança
Feminino
Avaliação Educacional
Testes de Inteligência/normas
Humanos
Masculino
Testes Psicológicos/normas
Questionários
Fatores Socioeconômicos
Estatísticas não Paramétricas
Autor
Santos, Darci Neves
Borges, Ana Patrícia V.
Pereira, Paula Sanders
Chalhub, Anderson Almeida
Happé, Francesca
Silva, Rita de Cássia Ribeiro
Oliveira, Ana Marlucia de
Blanton, Ronald Edward
Parraga, Isabel Martin
Reis, Mitermayer Galvão dos
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Barreto, Maurício Lima
Borges, Ana Patrícia V.
Pereira, Paula Sanders
Chalhub, Anderson Almeida
Happé, Francesca
Silva, Rita de Cássia Ribeiro
Oliveira, Ana Marlucia de
Blanton, Ronald Edward
Parraga, Isabel Martin
Reis, Mitermayer Galvão dos
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Barreto, Maurício Lima
Afiliación
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
SGDP Research Centre. Institute of Psychiatry. London, England
Universidade Federal da Bahia. Escola de Nutrição. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Escola de Nutrição. Salvador, BA, Brasil
Case Western Reserve University. School of Medicine. Cleveland, OH, USA
Case Western Reserve University. School of Medicine. Cleveland, OH, USA
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
SGDP Research Centre. Institute of Psychiatry. London, England
Universidade Federal da Bahia. Escola de Nutrição. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Escola de Nutrição. Salvador, BA, Brasil
Case Western Reserve University. School of Medicine. Cleveland, OH, USA
Case Western Reserve University. School of Medicine. Cleveland, OH, USA
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil
Resumen en portugues
Este artigo descreve metodologia, aplicação e utilidade do teste das Matrizes Progressivas
de Raven e do Teste de Sondagem Intelectual (TSI), comparando-os ainda com o rendimento
escolar do aluno, em Jequié, Bahia. O Raven, que avalia o raciocínio não-verbal, foi aplicado a
374 escolares (7 a 17 anos). Somente 231 TSI foram respondidos porque requeriam habilidades
de leitura e escrita. Foram coletadas notas escolares para todos os participantes. Um questionário
avaliando recursos da escola e perfil do professor foi respondido por duzentos professores. Os
escores dos testes Raven e TSI apresentaram uma boa correlação entre si (r = 0,53, p < 0,001) porém
menor com as médias escolares (r = 0,22, p < 0,001 e r = 0,12, p < 0,07 respectivamente). Os
escores do Raven e do TSI apresentaram baixas correlações com os conceitos escolares. A média
de escores, tanto no teste Raven como no TSI, foi maior entre os meninos, sendo superior o desempenho
das meninas nas notas escolares. De maneira geral o nível de desempenho cognitivo
encontrado está aquém do esperado em crianças do grupo de idade analisada
Resumen en ingles
This paper describes the methodology, applicability and utility of the Raven Progressive
Matrix (Raven Test) and the Brazilian Intellectual Probe (TSI), comparing them with school
achievement in a typical medium-size urban community of Northeastern Brazil. 388 schoolchildren
(7-17 years old) were examined, with 371 Raven tests applied. Only 231 TSIs were completed,
since 106 students were illiterate. School grades were obtained for all participants. A
questionnaire evaluating school resources, and teacher profiles was answered by 200 teachers.
Raven and TSI test scores were highly correlated (r = 0.53, p < 0.001), but both correlated weakly
with overall school grade (r = 0.22, p < 0.001 and r = 0.12, p < 0.07 respectively). For individual
school grades, the Raven scores showed statistically significant correlation with all subjects,
while the Brazilian TSI presented statistically significant correlation only with geography, history
and sciences. Boys’ mean scores were higher than girls’ for both the Raven and the TSI Tests,
but for the school grades girls performed better. In general, level of cognitive development was
below that expected for children in the age-group analyzed.
Palabras clave en portugues
CogniçãoEstudos de Avaliação
Estudantes
Avaliação Educacional
Saúde Escolar
Palabras clave en ingles
CognitionEvaluation Studies
Students
Educational Measurement;
School Health
DeCS
LogroAdolescente/fisiologia
Desenvolvimento Infantil
Ensino
Brasil
Criança
Feminino
Avaliação Educacional
Testes de Inteligência/normas
Humanos
Masculino
Testes Psicológicos/normas
Questionários
Fatores Socioeconômicos
Estatísticas não Paramétricas
Compartir