EPSJV - Artigos de Periódicos: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 190
-
Leituras sobre o sanitarismo desenvolvimentista e interpretações para a reforma sanitária brasileira e a saúde coletiva
| Data do documento: 2021Na literatura do campo da saúde coletiva há uma construção que sustenta a associação entre o movimento pela reforma sanitária dos anos 1970 e o que se denominou sanitarismo desenvolvimentista. A partir dos discursos de ... -
O papel das emoções no processo formativo de jovens do Provoc-Fiocruz
| Data do documento: 20 dez. 2020O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é a primeira proposta formal de iniciação científica na educação básica, no Brasil, sob supervisão de pesquisadores-orientadores desta instituição. ... -
O cuidado domiciliar de idosos com dependência funcional no Brasil: desigualdades e desafios no contexto da primeira onda da pandemia de COVID-19
| Data do documento: 2022O artigo tem o objetivo de analisar o efeito da pandemia na carga de cuidado da pessoa idosa com dependência funcional, segundo a presença de cuidador contratado e condições socioeconômicas no ano de 2020. Utilizou-se a ... -
Mortality from chronic respiratory disease in Brazil: time trend and forecasts
| Data do documento: 2022 -
A feira de ciências como perspectiva pedagógica de integração entre educação básica e educação profissional técnica de nível médio
| Data do documento: 2022Esse artigo buscou avaliar o papel de uma Feira de Ciências como instrumento pedagógico de integração entre educação básica e profissional técnica. A Feira de Ciências se apresenta como um universo rico e atraente nas ... -
O modelo de atenção diferenciada nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas: reflexões a partir do Alto Rio Negro/AM, Brasil
| Data do documento: 2015Analisou-se a implementação do modelo de atenção da Política Nacional de Saúde Indígena (Pnaspi) no Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro, à luz da diretriz da atenção diferenciada. A temática foi investigada ... -
Escola técnica de saúde: iniciação científica e ensino remoto emergencial
| Data do documento: 2023Este artigo busca apresentar e debater alguns aspectos da experiência de realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto pandêmico em uma escola técnica de saúde, tendo como foco de análise as respostas institucionais ... -
Oficina de leitura e escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos: a relevância da biblioteca escolar como recurso pedagógico
| Data do documento: 2022O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento da Oficina de Leitura e Escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, na Biblioteca Emília Bustamante da Escola Politécnica ... -
Educação de usuários de bibliotecas para alunos da educação de jovens e adultos
| Data do documento: 2022Este texto é um relato de experiência baseado na aplicação de projeto elaborado para a Biblioteca Emília Bustamante, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. ... -
Centro de Convivência Virtual: potencialidades e desafios para a promoção da saúde e redes de afeto em tempos de pandemia
| Data do documento: 2022A pesquisa apresentada neste artigo foi realizada com o objetivo de estudar as potencialidades e os desafios encontrados na convivência virtual para a continuidade do trabalho dos Centros de Convivência e Cultura (CECOs), ... -
Crises econômica e sanitária: notas de continuidade
| Data do documento: 2021Neste ensaio partimos do pressuposto de que a vida em sociedade no Brasil em tempos de pandemia é uma expressão do que já vivenciávamos antes do SARS-CoV-2. O lucro acima da vida (vida de trabalhadoras e trabalhadores) já ... -
Estudo de avaliabilidade do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena: potencialidades e desafios para apoiar a gestão em saúde no nível local
| Data do documento: 2022O objetivo do artigo é apresentar os resultados do estudo de avaliabilidade do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) e suas implicações para a gestão em saúde no nível local. O estudo foi desenvolvido ... -
A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial
| Data do documento: 2021O presente artigo aborda aspectos do projeto do capital para a educação, na particularidade da pandemia da Covid-19 no Brasil que levou à implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas Instituições de Ensino Superior ... -
The female predominance of a vocational and scientific and education programme for high school students in Rio de Janeiro and Recife, Brazil
| Data do documento: 2008O objetivo desta pesquisa é compreender como os alunos consideram suas escolhas de formação em um programa específico de formação científica enquanto estão no ensino médio. O nome desse programa é Provoc, da Fundação Oswaldo ... -
Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal na atenção primária em saúde: validação estatística em um território de saúde do Município do Rio de Janeiro, Brasil
| Data do documento: 2021Consonante com o processo de institucionalização da avaliação da atenção primária no Brasil, foi desenvolvida a Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal (MAVIL), instrumental avaliativo simples e conciso. A MAVIL estrutura-se ... -
Educação Popular em Saúde, mais do que nunca!
| Data do documento: 2020Quando concebemos esta edição, fruto da parceria entre a Revista de Educação Popular e o Grupo Temático de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT EPS-ABRASCO), tínhamos em mente a importância ... -
Incertezas em tempos de pandemia: uma reflexão sobre a Educação Popular em Saúde
| Data do documento: 2020Apresenta-se uma reflexão a respeito dos sentidos e possibilidades do “popular” nas práticas de educação em saúde, considerando a atual conjuntura de incertezas sociais e político-econômicas agravadas pela incidência da ... -
Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
| Data do documento: 2020Trata-se de um ensaio que analisa como a filosofia de Paulo Freire, apropriada pelos autores da Educação Popular em Saúde (EPS), possibilita uma ressignificação do cuidado. Em diálogo com a literatura sobre o tema, partimos ...