Mostrar el registro sencillo del ítem
Orientador | Ramos, Marise Nogueira | |
Autor | Pinheiro, Nelson Roncate Dutra | |
Fecha de acceso | 2014-11-06T12:07:43Z | |
Fecha de disponibilización | 2014-11-06T12:07:43Z | |
Fecha de publicación | 2012 | |
Referencia | PINHEIRO, Nelson Roncate Dutra. A influência do programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe (PREAL) na política brasileira de educação profissional: 1996/2004. 2012, 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2012 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8732 | |
Resumen en Portugués | O presente estudo tenciona captar as relações entre o conteúdo dos documentos da política de Educação Técnica Profissional no Brasil, no período de 1996 a 2004, realizada por meio da Lei 9394/96, Decretos 2208/97 e 5514/04, Parecer CNE/CEB 16/99 e Resolução CNE/CEB 04/99 e a influencia do pensamento educacional dos organismos internacionais, particularmente o PREAL (Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe). Pretende-se identificar as relações entre o ideário empresarial e os documentos oficiais brasileiros nesse período. Esse organismo se insere na política educacional brasileira a partir de 1996, juntamente com o neoliberalismo avançando sobre a nossa economia. Será discutida sua intencionalidade hegemônica e sua finalidade mantenedora meritocrática no mundo do trabalho. A sua atuação na gestão educacional vem, de forma velada, conformar decisões de Estado e gestão público/privada, promovendo a organização curricular descentralizada que deveria ser, exclusivamente, uma atribuição do Estado. O método da pesquisa será qualitativo, com levantamento bibliográfico de textos produzidos por esse organismo e, ainda publicações de terceiros afixados em sua página virtual. Pretende-se analisar as estratégias utilizadas por esse organismo, analisando o conteúdo de seu discurso e as consequências para a área educacional quando, esses organismos, passam a atuar de forma velada nas decisões de Estado. O estudo será feito considerando o materialismo histórico dialético. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Organismos Internacionais | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | PREAL | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educação | pt_BR |
Título | A influência do programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe (PREAL) na política brasileira de educação profissional: 1996/2004 | pt_BR |
Tipo del documento | Dissertation | pt_BR |
Fecha de la defesa | 2012-12-21 | |
Departamiento | Coordenação de Pós-Graduação | pt_BR |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este estudio tiene la intención de captar las relaciones entre el contenido de los documentos de política de la Educación Técnico Profesional en Brasil de 1996 a 2004, realizadas a través dela Ley 9394/96, Decreto 2208/97 y 5514/04, Opinión CNE/CEB 16/99 y Resolución CNE/CEB 04/99 y de la influencia del pensamiento educativo de las organizaciones internacionales, en particular el PREAL (Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y el Caribe). Se pretende identificar las relaciones entre las ideas de negocio y documentos oficiales sobre educación profesional técnica brasileña en ese período. Esta agencia es parte de la política educativa brasileña desde 1996, junto con el neoliberalismo avanzando en nuestra economía. Se discutirá la intencionalidad hegemónica y guardián propósito meritocrático en el mundo del trabajo. Su actuación en la administración educativa viene, secretamente, para ajustarse a las decisiones del Estado y la organización de la gestión pública/privada que promueve currículo descentralizado que debe ser, exclusivamente, una función del Estado. El método de investigación es de tipo cualitativo, con bibliografía de los textos producidos por el cuerpo y también las publicaciones de terceros publicado en sus páginas web. Se pretende analizar las estrategias utilizadas por el cuerpo a través del análisis del contenido de su discurso y sus consecuencias para la educación cuando estos organismos vienen a actuar de forma encubierta en las decisiones del Estado. El estudio se llevará a cabo teniendo en cuenta el materialismo histórico y dialéctico. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. | pt_BR |
Palavras clave | Organizaciones Internacionales | pt_BR |
Palavras clave | PREAL | pt_BR |
Palavras clave | Educación | pt_BR |
Miembros de la junta | Ramos, Marise Nogueira | |
Miembros de la junta | Deluiz, Neise | |
Miembros de la junta | Frigotto, Gaudêncio | |
Miembros de la junta | Franco, Aparecida Ciavatta Pantoja | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Agências Internacionais | pt_BR |
DeCS | Educação | pt_BR |