EPSJV - Trabalhos Apresentados em Eventos
Contribuição escrita, individual ou coletiva, apresentada em eventos (congressos, seminários, encontros, etc).
Submissões recentes
-
Um corpo que dói: representações barrocas e performances contemporâneas: olhares sobre a arte, nas fronteiras com a ciência
| Data do documento: 2018-10O texto explora a intersecção entre arte e ciência através da representação da dor ao longo da história, destacando tanto as tensões estéticas barrocas quanto as impactantes performances contemporâneas. Ao analisar obras ... -
Performance, corpo, arte e ciência: escritas de si no universo estético de Orlan
| Data do documento: 2017A contemporaneidade vem testemunhando, em diferentes universos da cultura, uma exposição intensa de processos de subjetivação, por meio dos quais se percebem tensionamentos entre o íntimo e o público, o real e o ficcional. ... -
A iniciação científica na educação básica: problematizando o lugar dessa reflexão a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz
| Data do documento: 2018-07O texto discute a importância e os desafios da iniciação científica na educação básica, focando particularmente no ensino médio, a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. ... -
Arte e ciência em processos formativos em iniciação científica no ensino médio: desafios epistemológicos
| Data do documento: 2020-11O texto explora a interseção entre arte e ciência nos processos formativos de iniciação científica no Ensino Médio, focando nos desafios epistemológicos dessa integração. A reflexão enfatiza como a experiência estética ... -
O imaginário do/no currículo da educação básica: a pesquisa como construção simbólica e como fazer pedagógico
| Data do documento: 2020Este painel tem a intenção de problematizar o currículo, da Educação Básica e Superior, nas suas perspectivas de formação, para os sujeitos envolvidos: professores e estudantes. Nos propomos a estabelecer conexões sobre ... -
Iniciação científica no ensino médio: a trajetória dos egressos do programa de vocação científica entre os anos de 1986 e 2000
| Data do documento: 2006Nesse estudo propomos, construir indicadores de desempenho do Programa de Vocação Científica/EPSJV/Fiocruz, a partir da análise da trajetória dos egressos nos anos entre 1986 e 2000, buscando alimentar e oferecer feedback ... -
Eventos científicos como estratégia de aproximação de jovens da ciência
| Data do documento: 2012-09O texto discute a importância dos eventos científicos como estratégia para aproximar jovens da ciência, especialmente através da Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz (RAIC), enfatizando o potencial desses eventos ... -
A influência da iniciação científica no ensino médio: contribuições para a educação em ciência na sala de aula
| Data do documento: 2006O estudo tem como proposta, investigar a influência de um Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, sobre o ensino de ciência. De acordo com a literatura, o ensino de ciência tem se transformado em um dos temas ... -
Mulheres migrantes na busca e conquista de educação e saúde: considerações de uma luta
| Data do documento: 2014O presente trabalho faz considerações sobre busca e a conquista de educação e saúde pelas mulheres migrantes em contextos multiculturais. É cada vez mais urgente reivindicar direitos sociais como educação e saúde para ... -
Analisando as motivações dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz
| Data do documento: 2018Nas últimas décadas houve aumento no trânsito internacional de estudantes de todos os níveis e nacionalidades. Considerando a pós-graduação como parte desse processo e a diversidade cultural de estudantes como desafio ... -
Biotecnologias reprodutoras e utopismo em When it changed, de Joanna Russ
| Data do documento: 2010-08O artigo analisa como a ficção científica de autoria feminina, exemplificada pelo conto "When it Changed" de Joanna Russ, aborda a interseção entre biotecnologias reprodutoras, utopismo e questões de gênero. Destacando a ... -
Reflexões sobre o aprendizado e vivências científicas de jovens residentes em áreas de vulnerabilidade social
| Data do documento: 2014O Programa de Vocação Científica (Provoc) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) possibilita alunos do ensino médio participar de experiências científicas nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz. Tem ... -
Entrelaçamentos afetivos e deslocamentos de mulheres brasileiras
| Data do documento: 2017-07Neste trabalho, nos voltamos para o estudo do modo como emoções podem ser expressas através dos deslocamentos emocionais e físicos. Baseamos-nos em entrevistas de duas mulheres entrevistadas atuantes da Associazione delle ... -
Saúde reprodutiva, tecnologias, emoções e maternidade em questão
| Data do documento: 2017-07Neste trabalho, voltamo-nos para emoções vivenciadas em um relato etnográfico de Gillian M. Golinga-Roy, publicado em 2000 na Feminist Studies, envolvendo uma mãe de aluguel e a família contratante. Apesar de usualmente ... -
Deslocamentos nas carreiras de pesquisadores na Fundação Oswaldo Cruz
| Data do documento: 2018-10Este estudo compara as trajetórias de 21 pesquisadores na Fundação Oswaldo Cruz, focando nos deslocamentos físicos e na incorporação de novas áreas de conhecimento para o desenvolvimento de suas carreiras, através de uma ... -
A mobilidade internacional feminina entre os estudantes do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro
| Data do documento: 2013-09O objetivo do presente trabalho é o de refletir sobre trajetórias de alguns estudantes estrangeiros matriculados em cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1965, ... -
Trabalhador sanitário: práticas, saberes e formação de identidade (1940-60)
| Data do documento: 2013-07Ao mesmo tempo, num nível mais geral de saúde, na presença de determinados tipos de trabalhadores dedicados às atividades de saúde, como agentes comunitários de saúde, agentes de saúde indígenas, agentes de combate a doenças ... -
Estudos comparados sobre a emoção e a formação científica na Fundação Oswaldo Cruz com foco nos orientadores de jovens
| Data do documento: 2016-11O trabalho busca investigar a dimensão emocional dos orientadores no Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo Cruz, iniciativa de 1986 que encaminha estudantes do Ensino Médio para laboratórios de pesquisa ... -
O trabalho como princípio educativo: a importância do estágio na formação politécnica em gestão em saúde
| Data do documento: 2012-05A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foi criada em 1985 e representa uma conquista do movimento sanitário que impulsionou a constituição da saúde como um direito de cidadania e a construção do Sistema ... -
Contribuições da formação técnica do agentes comunitários de saúde: as percepções dos ACS
| Data do documento: 2010-07Este trabalho visa apresentar resultados parciais de duas pesquisas realizadas com ACS do Município do Rio de Janeiro, que abordaram a percepção destes em relação à formação técnica e sua influência em seus ambientes de ...