Author | Alves, Camila Aloísio | |
Author | Deslandes, Suely Ferreira | |
Author | Mitre, Rosa Maria de Araújo | |
Access date | 2015-03-20T12:00:38Z | |
Available date | 2015-03-20T12:00:38Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | ALVES, Camila Aloísio. et al. Desafios da humanização no contexto do cuidado da enfermagem pediátrica de média e alta complexidade. Interface comun. saúde educ., Botucatu, v. 13, n. 1, p. 581-594, 2009. | pt_BR |
ISSN | 1414-3283 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9760 | |
Abstract in Portuguese | O presente artigo analisa as situações e
contextos que propiciam ou dificultam as
relações de acolhimento e autonomia,
compreendendo os momentos e contextos
em que o protagonismo e a
corresponsabilidade são expressos na
relação entre enfermagem, usuários e seus
acompanhantes. Utilizou-se da
abordagem qualitativa, por meio da
perspectiva etnográfica e um período de
observação de três meses. O local de
estudo foi a enfermaria de Pediatria de um
instituto de referência no cuidado da
Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, e
os sujeitos foram equipe de enfermagem,
usuários e acompanhantes. Os resultados
apontam que o acolhimento foi o
princípio mais observado, mostrando-se
como elemento central da discussão. Os
níveis de autonomia, protagonismo e
corresponsabilidade relacionaram-se ao
tempo de internação, permitindo
estabelecer relações com os profissionais e
adquirir conhecimentos sobre a
assistência. Conclui-se que existem
lacunas na compreensão de um projeto de
humanização para o serviço,
contemplando gestão e cuidado. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fundação UNI | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Humanização da Assistência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Acolhimento | pt_BR |
Subject in Portuguese | Autonomia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Protagonismo | pt_BR |
Subject in Portuguese | Corresponsabilidade | pt_BR |
Title | Desafios da humanização no contexto do cuidado da enfermagem pediátrica de média e alta complexidade | pt_BR |
Alternative title | Challenges of humanization in the context of pediatric nursing care of medium and high complexity. | pt_BR |
Alternative title | Desafíos de la humanización en el contexto del cuidado de la Enfermería Pediátrica de media y alta complejidad. | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Abstract | This paper analyzes situations and
contexts that favor or cause difficulties in
relationships of welcoming and
autonomy, including moments and
contexts in which participation and co-responsibility are expressed in
relationships between nursing and users
and their accompaniers. A qualitative
approach was used, with an ethnographic
perspective and a three-month
observation period. The study location
was the pediatrics ward of a referral
institute for Women’s, Children’s and
Adolescents’ healthcare, and the subjects
were the nursing staff, users and
accompaniers. The results indicated that
the welcome was the initial point that was
most observed, thus showing that this
was a central element of the discussion.
The levels of autonomy, participation and
co-responsibility correlated with the
duration of hospitalization, thus allowing
relationships to be established with
professionals and knowledge about care
to be acquired. It was concluded that
there are comprehension gaps in the
humanization project for this service,
involving management and care. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El presente artículo analiza las situaciones y contextos que propician o dificultan las
relaciones de acogida y autonomía, comprendiendo los momentos y contextos en que
el protagonismo y la co-responsabilidad se expresan en la relación entre enfermería,
usuarios y sus acompañantes. Se utiliza el planteamiento cualitativo por medio de la
perspectiva etnográfica y un periodo de observación de tres meses. El local de estudio
ha sido la enfermería de Pediatría de un instituto de referencia al cuidado de la Salud
de la Mujer, Niño y Adolescente y los sujetos fueron equipo de enfermería, usuarios y
acompañantes. Los resultados indican que la acogida ha sido el principio más
observado, mostrándose como elemento central de la discusión. Los niveles de
autonomía, protagonismo y co-responsabilidad se relacionan al tiempo de
internamiento, permitiendo establecer relaciones con los profesionales y adquirir
conocimientos sobre la asistencia. Se concluye que existen huecos en la comprensión
de un proyecto de humanización para el servicio contemplando gestión y cuidado. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Humanization of Assistance | pt_BR |
Subject | Welcoming | pt_BR |
Subject | User Embracement | pt_BR |
Subject | Participation | pt_BR |
Subject | Co-Responsibility | pt_BR |
Subject in Spanish | Humanización de la Atención | pt_BR |
Subject in Spanish | Acogimiento | pt_BR |
Subject in Spanish | Autonomía | pt_BR |
Subject in Spanish | Protagonismo | pt_BR |
Subject in Spanish | Co-Responsabilidad | pt_BR |
DeCS | Humanização da Assistência | pt_BR |
DeCS | Acolhimento | pt_BR |