Browsing by Author "Albano, Wladimyr Mattos"
Now showing items 1-15 of 15
-
Ensino baseado em simulação como alternativa para práticas experimentais em Química
Albano, Wladimyr Mattos | Date Issued: 2023A simulação é uma técnica muito antiga de reproduzir coisas, fatos e acontecimentos da realidade com os mais variados propósitos, sendo o principal deles o estudo que ela proporciona para prever e tentar corrigir resultados ... -
Ensino baseado em simulação: uma estratégia de ensino alternativa para aulas experimentais de Química
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Na pandemia de COVID-19 as escolas tiveram que ser fechadas, o ensino se tornou remoto e a regra era o isolamento social, enquanto uma vacina era desenvolvida para ser aprovada e distribuída, o que durou todo o ano letivo ... -
O estudo da teoria ácido-base de Lewis a partir de reações com substâncias fenólicas de plantas medicinais
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2021Este estudo é uma proposta de experimento com execução simples, que utiliza materiais de fácil aquisição e baixo custo, com o tema plantas medicinais, possibilitando o ensino de conceitos da Química, Física e Biologia. Por ... -
Kit para aulas experimentais simuladas
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Estudos publicados em revistas relatam que alunos e professores do Ensino Médio, das disciplinas das ciências da natureza, reclamam da falta de aulas experimentais, por carência de laboratórios, equipamentos, reagentes e ... -
Metodologia DSR na elaboração de artefatos simuladores
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Aquilo que se espera de uma metodologia é que ela cumpra seu desiderato de modo eficiente para a conclusão do trabalho. Entretanto, um dos maiores desafios de uma metodologia é a sua clareza e simplicidade, ainda mais ... -
A multidisciplinaridade e a versatilidade do ensino baseado em simulação
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023A simulação é uma técnica na qual, a partir da reprodução de acontecimentos reais, incluindo instrumentos, artefatos e produtos com os mais variados propósitos, proporciona-se o conhecimento e/ou treinamento dos usuários. ... -
O estudo da teoria ácido-base de Lewis a partir de reações com substâncias fenólicas de plantas medicinais
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2022Este estudo é uma proposta de experimento com execução simples, que utiliza materiais de fácil aquisição e baixo custo, com o tema plantas medicinais, possibilitando o ensino de conceitos da Química, Física e Biologia. Por ... -
Perito por um dia: aprendendo Química em um contexto profissionalizante
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Uma das críticas mais contundentes ao processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio se refere a falta de contextualização das aulas, que seguem uma metodologia tradicional com fórmulas, memorizações, giz e ... -
Plantas medicinais e o estudo de ciências naturais
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Esse trabalho teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pela química, por meio da interação entre os conhecimentos popular, científico e escolar sobre plantas medicinais no ensino de Ciências Naturais. Foram ... -
Práticas experimentais simuladas como alternativa para aulas experimentais
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023É comum ouvir pessoas reclamando das dificuldades encontradas nas disciplinas das ciências exatas, principalmente a Química, que já foi refrão de música por ser odiada. Entretanto, os professores e pesquisadores da área ... -
Principais dificuldades apontadas no Ensino-Aprendizagem de Química para o Ensino médio: revisão sistemática
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023As pessoas costumam dizer que disciplinas que compões as ciências da natureza são difíceis de se aprender. A Química já foi estereotipada em uma letra de música sobre o vestibular, que fez sucesso nos anos 1980, cujo refrão ... -
Principais dificuldades descritas no aprendizagem de química para o ensino médio: revisão sistemática
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2024Para saber quais são as principais dificuldades apresentadas no processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio, é necessário consultar a literatura especializada e reunir as publicações que as descrevem. Fazendo ... -
Revisão sistemática das revisões sobre o ensino da química no Brasil
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2024O objetivo desta revisão sistemática foi procurar artigos de revisão sobre o ensino de Química para o Ensino Médio, porque a partir das revisões é possível reunir muitos trabalhos representativos, e por intermédio dos ... -
Simuladores didáticos por análise de toque para práticas educativas em saúde e ciências
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2022Este trabalho tem como objetivo apresentar uma técnica e um modelo para ser utilizado em aulas práticas simuladas que podem ser desenvolvidos em diversos cursos e disciplinas da área de saúde e exatas. -
Uso de simuladores didáticos no ensino de Ciências Naturais: iluminando conhecimentos
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2022Considerando o contexto do aprender fazendo, no qual o aluno deve construir seu conhecimento a partir do uso de diferentes instrumentos, estratégias e métodos de aprendizagem, a educação baseada em simulação (EBS), pode ...