Browsing by Author "Delou, Cristina Maria Carvalho"
Now showing items 1-20 of 21
-
Dupla excepcionalidade: diferenciais na vida e na sociedade para o ensino em biociências e saúde
Mantaia, Elierme de Oliveira Pimentel | Date Issued: 2023A Dupla Excepcionalidade representa a combinação das altas habilidades ou superdotação com um tipo de deficiência sensorial, física ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento, inclusive Transtorno do Espectro ... -
Ensino baseado em simulação: uma estratégia de ensino alternativa para aulas experimentais de Química
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Na pandemia de COVID-19 as escolas tiveram que ser fechadas, o ensino se tornou remoto e a regra era o isolamento social, enquanto uma vacina era desenvolvida para ser aprovada e distribuída, o que durou todo o ano letivo ... -
O Ensino de Ciências para Surdos: criação e divulgação de Sinais em Libras
Winagraski, Erika | Date Issued: 2017A inclusão de todos os alunos no sistema de ensino brasileiro ainda é um grande desafio, pois mesmo tendo garantido por lei o direito à educação, os alunos com deficiências ainda carecem de atendimento adequado. Neste ... -
Espécies botânicas aromáticas: o uso do sentido olfativo para construção de conceitos científicos em Libras
Carvalho, Helder Silva | Date Issued: 2014O desenvolvimento do pensamento ocorre por meio da linguagem. Esse pensamento, que é fundamental para a evolução pessoal e social do indivíduo, pode ser expresso interna e externamente e ocorre por meio de uma língua, ... -
Kit para aulas experimentais simuladas
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Estudos publicados em revistas relatam que alunos e professores do Ensino Médio, das disciplinas das ciências da natureza, reclamam da falta de aulas experimentais, por carência de laboratórios, equipamentos, reagentes e ... -
Material didático para o ensino de imunologia a indivíduos com necessidades educacionais especiais na perspectiva da surdez
Torres, Elenilde Maria dos Santos et al. | Date Issued: 2014O uso de estratégias didáticas na área de imunologia atua como um conjunto de instrumentos facilitadores do acesso ao conhecimento. Neste contexto, o nosso objetivo foi produzir materiais didáticos de baixo custo ou ... -
Metodologia DSR na elaboração de artefatos simuladores
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Aquilo que se espera de uma metodologia é que ela cumpra seu desiderato de modo eficiente para a conclusão do trabalho. Entretanto, um dos maiores desafios de uma metodologia é a sua clareza e simplicidade, ainda mais ... -
A multidisciplinaridade e a versatilidade do ensino baseado em simulação
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023A simulação é uma técnica na qual, a partir da reprodução de acontecimentos reais, incluindo instrumentos, artefatos e produtos com os mais variados propósitos, proporciona-se o conhecimento e/ou treinamento dos usuários. ... -
Perito por um dia: aprendendo Química em um contexto profissionalizante
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023Uma das críticas mais contundentes ao processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio se refere a falta de contextualização das aulas, que seguem uma metodologia tradicional com fórmulas, memorizações, giz e ... -
Planos municipais de educação do Rio de Janeiro: análise comparativa da meta IV do plano nacional de educação: v. 1
Campello, Mauro Mauricio Carneiro et al. | Date Issued: 2021O estudo coordenado pela Doutoras Edicléa Mascarenhas Fernandes e Cristina Maria Delou vincula-se aos seus grupos de pesquisa do diretório do CNPQ, e resultado da disciplina Bases Legais, Políticas, Técnica de Ensino e ... -
Práticas experimentais simuladas como alternativa para aulas experimentais
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023É comum ouvir pessoas reclamando das dificuldades encontradas nas disciplinas das ciências exatas, principalmente a Química, que já foi refrão de música por ser odiada. Entretanto, os professores e pesquisadores da área ... -
Principais dificuldades apontadas no Ensino-Aprendizagem de Química para o Ensino médio: revisão sistemática
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2023As pessoas costumam dizer que disciplinas que compões as ciências da natureza são difíceis de se aprender. A Química já foi estereotipada em uma letra de música sobre o vestibular, que fez sucesso nos anos 1980, cujo refrão ... -
Principais dificuldades descritas no aprendizagem de química para o ensino médio: revisão sistemática
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2024Para saber quais são as principais dificuldades apresentadas no processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio, é necessário consultar a literatura especializada e reunir as publicações que as descrevem. Fazendo ... -
Protagonismo juvenil e enriquecimento psicopedagógico remoto no ensino de Ciências para altas habilidades com vocação científica
Salgado, Aline Rinco Dutra | Date Issued: 2023Esta tese aborda os desafios enfrentados na formação científica e na identificação de futuros cientistas na Educação Básica. A pesquisa propôs a divulgação científica de forma lúdica, utilizando linguagem tecnológica, como ... -
Realidade e Perspectivas do Ensino Tecnológico para Pessoas com Deficiência na Amazônia OcidentalO Caso do Instituto Federal do Acre
Freitas, César Gomes de | Date Issued: 2017Diferente dos tempos remotos, as pessoas com deficiência têm conseguido atingir os níveis mais altos de ensino no século XXI, chegando até aos cursos de pós-graduação. Dentro desse contexto que visa garantir a eles o direito ... -
Reflexões sobre o aluno, o professor, a família e as estratégias de ensino no contexto das altas habilidades ou superdotação
Pessanha, Juliana Antunes | Date Issued: 2021A perda de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) por evasão escolar ou por distúrbios comportamentais devido ao não atendimento de suas necessidades especiais impactam as áreas educacional, familiar, social ... -
Revisão sistemática das revisões sobre o ensino da química no Brasil
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2024O objetivo desta revisão sistemática foi procurar artigos de revisão sobre o ensino de Química para o Ensino Médio, porque a partir das revisões é possível reunir muitos trabalhos representativos, e por intermédio dos ... -
Simuladores didáticos por análise de toque para práticas educativas em saúde e ciências
Albano, Wladimyr Mattos et al. | Date Issued: 2022Este trabalho tem como objetivo apresentar uma técnica e um modelo para ser utilizado em aulas práticas simuladas que podem ser desenvolvidos em diversos cursos e disciplinas da área de saúde e exatas. -
Terminalidade Específica e as Implicações para o Ensino Inclusivo no Contexto dos Institutos Federais
Oliveira, Wanessa Moreira de | Date Issued: 2022A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos ... -
A Trajetória Conceitual da Deficiência Intelectual e a Prática Pedagógica
Pacheco, Mirna Cristina Silva | Date Issued: 2022A presente pesquisa bibliográfica pautada na matriz histórico-cultural,descreve a evolução conceitual da Deficiência Intelectual (DI), considerando as suas repercussões na prática pedagógica. Especificamente, apresenta as ...