Browsing by Author "Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da"
Now showing items 1-12 of 12
-
Brazilian Undergraduate Students’ Conceptions on the Origins of Human Social Behavior: Implications for Teaching Evolution
Porto, Filipe Cavalcanti da Silva et al. | Date Issued: 2015 -
Competência em informação: o conceito revelado em estudos da área da saúde
Vincent, Beatriz Rodrigues Lopes et al. | Date Issued: 2014O conceito de “information literacy” (IL), competência em informação (CI), vem sendo modificado desde o seu surgimento em 1974. O objetivo deste artigo é analisar o uso desse conceito nos estudos da área da saúde. O método ... -
Comunidade virtual de aprendizagem para professores de Biologia – avaliação da utilização e desafios
Salvador, Daniel Fábio et al. | Date Issued: 2016O estudo apresenta uma experiência de utilização ao longo de 3 anos de uma comunidade virtual para professores de Biologia. Analisamos a visualização e distribuição das participações em relação às ferramentas disponíveis ... -
O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no Contexto Lusófono: uma revisão sistemática da literatura
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro et al. | Date Issued: 2015O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos ... -
Correction to: The First Brazilian Thesis of Evolution: Haeckel’s Recapitulation Theory and Its Relations with the Idea of Progress
Waizbort, Ricardo Francisco et al. | Date Issued: 2021 -
Desenvolvimento e avaliação de uma atividade baseada na solução de problemas em grupo para o ensino integrado de Fisiologia Humana
Melim, Leandra Marques Chaves et al. | Date Issued: 2015Atividades que integrem os sistemas fisiológicos utilizando situações-problema são promissoras para resolverem uma questão do ensino de fisiologia humana que é o estudo dos órgãos e sistemas de forma isolada. A aprendizagem ... -
Evidências de Validade da Versão Adaptada para o Português do Questionário TPACK Survey for Meaningful Learning
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro et al. | Date Issued: 2018Ancorado no modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge, o presente estudo apresenta os resultados do processo de adaptação transcultural e verificação das evidências de validade para o instrumento TPACK ... -
Formação de Professores em um Curso On-line sobre Drogas: Contribuições da Redução de Danos e da Aprendizagem Colaborativa
Coelho, Francisco José Figueiredo et al. | Date Issued: 2021Considerando as dificuldades dos professores para realizar ações educati vas sobre drogas, foi construída e implementada uma formação on-line de 30h sobre educação, drogas e saúde nas escolas, centrada na perspectiva ... -
Learning with their peers: Using a virtual learning community to improve an in-service Biology teacher education program in Brazil
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro et al. | Date Issued: 2014 -
Medicina Evolutiva: Incorporando a Teoria da Evolução na Formação de Profissionais de Saúde Brasileiros
Waizbort, Ricardo Francisco et al. | Date Issued: 2017O objetivo deste trabalho é apresentar a Medicina Evolutiva à comunidade de educação médica brasileira. A Medicina Evolutiva pode ser definida como a aplicação da teoria da evolução por seleção natural à compreensão de ... -
A processual view on the use of problem-based learning in high school physiology teaching
Pinho, Luis Antonio de et al. | Date Issued: 2021 -
Transplantes de microbiota fecal para tratamento da colite pseudomembranosa (1958-2013): prioridade de descoberta e estilos de pensamento na literatura acadêmica
Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da et al. | Date Issued: 2020Em 1958, Eiseman e colaboradores publicaram o primeiro artigo científico relatando o uso de transplante de microbiota fecal para tratar casos graves de colite pseudomembranosa. A relevância desse trabalho inovador só foi ...