Browsing by Subject "Aprendizagem significativa"
Now showing items 1-10 of 10
-
Atuação de alunos universitários em espaço não formal de Ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais
| Date Issued: 2008Neste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos ... -
Avaliação da aprendizagem sobre saúde, em visita ao Museu da Vida
| Date Issued: 2010Os museus oferecem atividades lúdicas e interativas, criando condições para a aprendizagem; compreendê-los nesse contexto, entretanto, é tarefa desafiadora. Qual a sua influência no processo da aprendizagem? Este artigo é ... -
Avaliação de saberes sobre célula apresentados por alunos ingressantes em cursos superiores da área biomédica
| Date Issued: 2012Neste trabalho objetivamos avaliar a qualidade de saberes referentes à área de biologia celular apresentados por 235 alunos ingressantes em uma Universidade pública federal situada no Estado do Rio de Janeiro bem como ... -
A contribuição de um museu de ciências na formação de concepções sobre saúde de jovens visitantes
| Date Issued: 2010As pesquisas no campo da educação indicam a importância de se desenvolverem ações educativas a partir da realidade e dos conhecimentos prévios do público envolvido. Partindo deste pressuposto, realizamos uma investigação ... -
O Diagrama de Corpo Livre como recurso de avaliação da aprendizagem significativa da Biomecânica em um curso de LIcenciatura em Educação Física
| Date Issued: 2011A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, ao que parece, ainda pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação ... -
Imunostase - Uma atividade lúdica para o ensino de Imunologia
| Date Issued: 2012OO presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento do protótipo de uma atividade lúdica no formato de jogo didático de estratégia, do tipo baralho, para o ensino de tópicos de Imunologia básica. Este ocorreu em ... -
A intencionalidade para a aprendizagem significativa da Biomecânica: reflexões sobre possíveis evidências em um contexto de formação inicial de professores de Educação Física
| Date Issued: 2012Assumindo a Biomecânica como um conhecimento essencial para a prática do professor de Educação Física, a presente investigação, qualitativa e do tipo estudo de caso, buscou evidências sobre a intencionalidade do aluno ... -
Neglected Diseases in Brazilian Biology Textbooks
| Date Issued: 2017 -
Um panorama dos lugares comuns do ensino de Imunologia na Educação Básica brasileira
| Date Issued: 2017O ensino e a aprendizagem de Imunologia no contexto brasileiro são descritos, na escassa e pontual literatura relacionada a esses temas, como processos difíceis e complexos. Apesar da relevância da Imunologia, especificamente ...