Browsing by Subject "Ensino de ciências"
Now showing items 1-20 of 20
-
Análise de livros didáticos de ciências indicados pelo PNDL/2008 e biologia pelo PNLEM/2009 em relação à abordagem das leishmanioses
| Date Issued: 2010As Leishmanioses apresentam‐se como graves problemas de saúde pública no Brasil. Educadores e educandos do ensino básico podem constituir‐se multiplicadores de ações preventivas se informados adequadamente sobre a ... -
Análise do conteúdo das Leishmanioses em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (2008/2009)
| Date Issued: 2011Realizou-se análise do conteúdo das leishmanioses em livros didáticos de ciências e biologia, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2008 e PNLEM/2009. Os critérios de análise reportaram aos seguintes ... -
Área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias
| Date Issued: 2006 -
Ciência à vista: um método lúdico e interativo de divulgação e ensino de ciências
| Date Issued: 2007O reconhecimento da necessidade de democratização do saber científico tem sido demonstrado pelo crescente movimento de criação de espaços e práticas destinadas à apresentação da ciência ao público, através de ambientes ... -
Ciência na cabeça - MG: divulgando a ciência mineira de forma lúdica e interativa
| Date Issued: 2006A democratização do saber científico é uma necessidade na sociedade atual, uma vez que a ciência está presente no cotidiano das pessoas, seja através da tecnologia, no trabalho e em casa, nos meios de transporte, na prevenção ... -
A construção de uma estratégia didática para a utilização das cartilhas "Os Caminhos da Esquistossomose" em escolas públicas de ensino fundamental, no município de Barra Mansa/RJ.
| Date Issued: 2012A esquistossomose está entre as parasitoses de maior importância no Brasil devido à alta morbidade e mortalidade em algumas regiões. Em função disso, o estudo, inserido no campo da Educação em Saúde, teve como objetivo ... -
Construindo uma área de ensino: a experiência das ciências naturais
| Date Issued: 2004 -
Contribuições para a formação do técnico de nível médio para a área de desenvolvimento, pesquisa e produção de fitoterápicos
| Date Issued: 2009Este trabalho tem como objetivo identificar os conteúdos necessários para os profissionais que atuam na pesquisa, produção e desenvolvimento de fitoterápicos visando à elaboração de diretrizes curriculares para formação ... -
Ensino de ciências na licenciatura em pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro.
| Date Issued: 2012A educação fundamental tem como principal objetivo formar cidadãos com capacidade de aprender, viver em sociedade e auxiliar o desenvolvimento de valores. O ensino de ciências faz parte deste objetivo. Porém, no Brasil, ... -
A história da educação em saúde no Brasil: contribuições de Virgínia Schall
| Date Issued: 2018Pretende-se problematizar a constituição do campo de Educação em Saúde no Brasil por meio da trajetória de Virgínia Schall (1954-2015). Sua carreira permite refletir sobre temáticas como: educação em saúde, ensino de ... -
A implantação da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS) na Fundação Oswaldo Cruz: experiências, lições e desafios1
| Date Issued: 2006Este artigo relata a experiência de implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, credenciados em setembro de 2003 pela Coordenação de Aperfeiçoamento ... -
Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
| Date Issued: 2012O presente estudo aborda aproximações entre ciências e teatros, suas possíveis relações com a educação em ciências, e o papel potencializador da linguagem teatral na construção de imagens menos estereotipadas do cientista ... -
Jogo da onda digital: contribuições para a educação sobre drogas no âmbito do ensino de ciências e biologia
| Date Issued: 2021Profissionais do magistério reconhecem a importância de se conversar sobre o uso de drogas na escola. Todavia, pesquisas revelam a carência de formações docentes e de ações preventivo-educativas sobre as diversas ... -
A leitura da produção de Lygia Clark em uma proposição transdisciplinar entre ciência e arte no âmbito do ensino na primeira infância
| Date Issued: 2019A proposta de uma educação atrelada às investigações, experimentações, trocas, presença e afeto, proporciona para o sujeito vida em querer estar entregue ao que se estuda e ao que se passa até ele. Neste trabalho, a costura ... -
O uso da ferramenta blog como estratégia de divulgação científica para o ensino de ciências
| Date Issued: 2022A compreensão de temáticas científicas ainda é insuficiente para grande parte da população, e um dos principais motivos para tal se dá pelo uso excessivo de termos desconhecidos pelo grande público. A abordagem mais técnica ... -
Percepções de professores de Ensino médio sobre o uso educacional do cinema
| Date Issued: 2020O presente artigo aborda a utilização do cinema como instrumento educacional em práticas docentes no Ensino Médio, tendo como sujeitos professores que trabalham no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) em instituição ... -
Promoção do ensino sobre o uso racional de medicamentos.
| Date Issued: 2012O uso inadequado de medicamentos constitui uma grande ameaça à saúde pública e pode ter consequências como o atraso no tratamento adequado ou até mesmo a morte. A Organização Mundial de Saúde identificou que aproximadamente ... -
O texto científico em sala de aula: uma experiência interdisciplinar
| Date Issued: 2006 -
A utilização de charges como estratégias para o ensino de ciências
| Date Issued: 2017A fim de investigar a viabilidade da proposta do uso da charge como estratégia didática e, baseando-se nos eixos temáticos e temas transversais propostos pelos PCNs, realizou-se a pesquisa com o objetivo de demonstrar as ...