Browsing by Subject "Higher education"
Now showing items 1-20 of 27
-
Academic misconduct: attitudes and perceptions of brazilian medical students
| Date Issued: 2022 -
As injunções aos docentes na universidade pública: de intelectuais a trabalhadores polivalentes
| Date Issued: 2016Apresentamos parte da pesquisa sobre a precarização do trabalho docente no Brasil. Trata-se de um texto de aprofundamento da discussão sobre docência no ensino superior no contexto atual. A hipótese é a de que esses docentes ... -
Auto-avaliação nos programas de pós-graduação na área da saúde coletiva: características e limitações
| Date Issued: 2008O artigo objetiva discutir as características e limitações da avaliação interna ou auto-avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Saúde Coletiva. Para tanto, realizou-se um estudo com base em ... -
Avaliação de saberes sobre célula apresentados por alunos ingressantes em cursos superiores da área biomédica
| Date Issued: 2012Neste trabalho objetivamos avaliar a qualidade de saberes referentes à área de biologia celular apresentados por 235 alunos ingressantes em uma Universidade pública federal situada no Estado do Rio de Janeiro bem como ... -
Competências andragógicas dos docentes enfermeiros que atuam na graduação em enfermagem paulistana
| Date Issued: 2016O objetivo foi avaliar o nível de desempenho do enfermeiro docente nas competências essenciais para a educação de adultos, na perspectiva andragógica. Estudo descritivo, comparativo, transversal, quantitativo, foi desenvolvido ... -
Condições sociais, escolarização e hábitos de estudo no desempenho acadêmico de concluintes da área da saúde social
| Date Issued: 2019Vários fatores contribuem para a dificuldade no acesso e permanência na Educação Superior no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar a diferença dedesempenho dos estudantes por condições socioeconômicas, escolarização ... -
Estudantes, docentes e profissionais na atenção básica: coexistência segundo a fenomenologia Heideggeriana
| Date Issued: 2017O estudo buscou compreender a coexistência entre estudantes, docentes e profissionais em unidades básicas de saúde. Tratou-se de pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica hermenêutica, apoiada no ... -
Estudo sobre o desenvolvimento da competência moral na formação do enfermeiro
| Date Issued: 2014O presente estudo avaliou o impacto da discussão de dilemas sobre a competência moral de enfermeiros em formação, o campo se desenvolveu em duas unidades de ensino superior da rede pública do estado do Rio de Janeiro. O ... -
Formação e envolvimento docente no ensino superior brasileiro em saúde: fragilidades e fortalezas
| Date Issued: 2023A pandemia escancarou a necessidade de discutirmos com profundidade a qualidade da formação em Saúde no País, destacando-se o papel central do professor nesse processo. Nesse âmbito, o objetivo deste artigo foi investigar ... -
Graduação em saúde, uma reflexão sobre ensino-aprendizado
| Date Issued: 2016O ensino superior em saúde exerce papel fundamental na sociedade porque os egressos dos cursos ofertados na área serão os futuros prestadores de assistência à população. O objetivo deste estudo foi analisar publicações na ... -
Integração academia-serviço na formação de enfermeiros em um hospital de ensino
| Date Issued: 2015Este estudo propõe-se a compreender a integração academia-serviço na formação de enfermeiros. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e, como referencial de análise, a hermenêutica dialética. Foram respondidos 24 questionários ... -
Integrando educação e trabalho: o caso do permanecer sus da secretaria da saúde do estado da Bahia
| Date Issued: 2016Este artigo teve por objetivo analisar as contribuições do Permanecer SUS, programa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, para a formação dos estudantes e futuros profissionais de saúde. A pesquisa teve abordagem ... -
Nas trilhas da utopia: tecendo o projeto político-pedagógico em um curso de nutrição
| Date Issued: 2016O projeto político-pedagógico surge como um instrumento dinamizador das mudanças desejadas e necessárias para a formação de profissionais de saúde, em articulação com a organização do sistema de saúde e visando à integralidade ... -
O cordel no ensino de microbiologia: a cultura popular como ferramenta pedagógica no ensino superior
| Date Issued: 2014O professor é mediador no processo ensino-aprendizagem e busca desenvolver competência e habilidades com novas metodologias. Entre elas, a literatura de cordel com sua linguagem alternativa e de forte apelo popular é ... -
O ensino da Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina: da análise documental à percepção dos estudantes
| Date Issued: 2012As Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações da área da saúde foram aprovadas em 2002, na tentativa de romper com o paradigma biomédico na produção de conhecimentos e das profissões. Visando a adequar-se àquelas ... -
A participação de instituições de ensino superior privadas na formação em saúde no Brasil
| Date Issued: 2018O ensino superior brasileiro, historicamente, é marcado pela presença de instituições privadas. Durante a franca expansão ocorrida nas duas últimas décadas, o setor privado apresentou um crescimento no número de matrículas ... -
Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais
| Date Issued: 2013Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de acadêmicos formandos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, quanto ao atual projeto pedagógico. Participaram 91 formandos, os quais ... -
Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB)
| Date Issued: 2005A Universidade de Brasília (UnB) foi a primeira instituição de ensino superior federal a adotar um sistema de cotas raciais para ingresso através do vestibular, a partir do segundo semestre de 2004. A iniciativa da ...