Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10614
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12132]
Metadata
Show full item record
TRAZENDO O CINEMA PARA A SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DO FILME AMAZÔNIA EM CHAMAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
Author
Affilliation
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Ensino em Biociências e Saúde (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Ensino em Biociências e Saúde (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O filme Amazônia em Chamas relata a saga do sindicalista Chico Mendes e dos seringueiros em defesa da Floresta Amazônica contra a exploração indiscriminada. A partir do filme é possível relacionar trabalho, sustento, economia e exploração de recursos naturais. Além das questões socioambientais, é possível extrapolar temas políticos, sociais e culturais. Todos os aspectos da floresta podem ser abordados. Este material fornece atividades e lições que permitem aos professores ganhar uma maior compreensão dessas questões. O material pretende estimular o desenvolvimento de atividades e práticas que possam ser realizadas dentro e fora da sala de aula, envolvendo o ensino e a aprendizagem de Biologia, através de atividades que integram Ciência, Arte e Cultura.
Share