Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10614
Title: Trazendo o cinema para a sala de aula: a utilização do filme Amazônia em Chamas como estratégia de ensino
Authors: Souza, Luiza Cruz
Jesus, Tatiana Rodrigues de
Andrade, Jéssica Gontijo
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
Affilliation: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Ensino em Biociências e Saúde (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O filme Amazônia em Chamas relata a saga do sindicalista Chico Mendes e dos seringueiros em defesa da Floresta Amazônica contra a exploração indiscriminada. A partir do filme é possível relacionar trabalho, sustento, economia e exploração de recursos naturais. Além das questões socioambientais, é possível extrapolar temas políticos, sociais e culturais. Todos os aspectos da floresta podem ser abordados. Este material fornece atividades e lições que permitem aos professores ganhar uma maior compreensão dessas questões. O material pretende estimular o desenvolvimento de atividades e práticas que possam ser realizadas dentro e fora da sala de aula, envolvendo o ensino e a aprendizagem de Biologia, através de atividades que integram Ciência, Arte e Cultura.
keywords: Ensino de Biologia
Filme como estratégia de ensino
Amazônia em Chamas
Issue Date: 2014
Publisher: Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Citation: SOUZA, Luiza Cruz et al. Trazendo o cinema para a sala de aula: a utilização do filme Amazônia em Chamas como estratégia de ensino. Revista da SBEnBio, n.7, 12p. out. 2014.
ISSN: 1982-1867
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcelo_barrosetal_IOC_2014.pdf539.33 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.