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- IOC - Artigos de Periódicos [12659]
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DOENÇAS NEGLIGENCIADAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES ELABORADAS A PARTIR DAS PROPOSTAS CURRICULARES
Alternative title
Neglected diseases and education science: reflections produced from of proposals curriculumAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são acometidas pelas doenças negligenciadas (DN). Estão inclusos nesse grupo os agravos relacionados à pobreza como dengue, leishmanioses, malária, geohelmintoses, entre outros. Como uma das medidas a serem empregadas para o enfrentamento da pobreza no país está a inclusão deste tema nos conteúdos curriculares da educação básica e técnica. O objetivo do estudo foi refletir sobre o tema das doenças negligenciadas nas propostas curriculares de cinco estados brasileiros, sendo cada um pertencente a uma região geográfica do país. A pesquisa tem cunho qualitativo e utilizou-se a análise interpretativa. Verificamos que somente dois dos currículos analisados mencionam as doenças negligenciadas, prevalece ainda o indicativo de normas prescritivas e pouco encorajamento para uma participação autônoma da sociedade nas ações de saúde. A participação de docentes na elaboração dos documentos é percebida como avanço no processo de construção curricular.
Abstract
The World Health Organization (WHO) estimates that more than 1 billion people worldwide are affected by neglected diseases (ND). This group includes health problems related to poverty such as dengue, leishmaniasis, malaria, helminths, leprosy, among others. Inclusion of this themes in the curricula of basic and technical education helps to face this problem in developing countries. The aim of this study was to identify the presence of and to reflect on the subject of neglected diseases in the curricular proposals in five Brazilian states corresponding to each region and to reflect on possibilities to integrate them at schools. The research has a qualitative approach and an interpretive analysis. We found only two curricula mentioning neglected diseases, prescriptive norms predominates and we saw little encouragement for an autonomous participation of the society in health activities. Participation of teachers in documents conception was perceived as a breakthrough in the curriculum development process.
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