Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10627
Title: As doenças negligenciadas e a promoção da saúde: possibilidades e limites para a articulação entre os currículos de Ciências e o Programa Saúde na Escola (PSE)
Authors: Assis, Sheila Soares
Araujo-Jorge, Tania C.
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Terapias, Ensino e Bioprodutos- LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Terapias, Ensino e Bioprodutos- LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: No Brasil esforços têm sido empregados no sentido de conter as doenças associadas à pobreza e assegurar um cenário social mais equânime. O ensino de Ciências e o Programa Saúde na Escola (PSE) se caracterizam como contribuintes para o sobrepujamento das doenças negligenciadas. Assim, analisou-se os currículos de Ciências e os documentos oficiais do PSE. O estudo revelou que as doenças negligenciadas são indicadas poucas vezes nos currículos de ciências, ignoradas nos documentos oriundos do PSE e poucos são os incentivos de articulação entre professores de Ciências e os atores do PSE. Recomenda-se que sejam explicitadas nos documentos norteadores do PSE a necessidade de que as ações de educação em saúde se desenvolvam de forma alinhada com os componentes curriculares.
keywords: Doenças Negligenciadas
Programa Saúde na Escola
Currículo
Ensino de Ciências
Issue Date: 2014
Publisher: Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBEnBIO
Citation: ASSIS, Sheila Soares de; JORGE, Tania Araújo. As doenças negligenciadas e a promoção da saúde: possibilidades e limites para a articulação entre os currículos de Ciências e o Programa Saúde na Escola (PSE). RevistaSBEnBio, n.7, p. 6853-6864, out. 2014.
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sheila_assisetania_IOC_2014.pdf234.64 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.