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PERFIL DE CRIANÇAS COM MIELOMENINGOCELE EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA - RIO DE JANEIRO
Myelomeningocele
Epidemiology
Physical Therapy
Rehabilitation
Early Intervention
Anormalidades Congênitas
Epidemiologia
Fisioterapia
Reabilitação
Intervenção Precoce (Educação)
Alternative title
Profile of children with myelomeningocele in a reference hospital – Rio de Janeiro - BrazilAffilliation
Fundação Oswlado Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Serviço de Neuropediatria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Grande Rio. Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências. Duque de Caxias, RJ, Brasil. / Universidade Federal Fluminense. Hospital Universitário Antonio Pedro. Niterói, RJ, Brasil.
Centro Universitário Augusto Motta. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Neurologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Serviço de Líquor. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Grande Rio. Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências. Duque de Caxias, RJ, Brasil. / Universidade Federal Fluminense. Hospital Universitário Antonio Pedro. Niterói, RJ, Brasil.
Centro Universitário Augusto Motta. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Neurologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Serviço de Líquor. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução. A mielomeningocele (MMC) é uma das formas de disrafismo que resulta do defeito de fechamento da porção posterior do
tubo neural, durante a quarta semana de gestação. Objetivos. Traçar o perfil epidemiológico dos recém-nascidos portadores de (MMC) no
IFF/FIOCRUZ, encaminhados ao setor de Fisioterapia Motora. Material e Métodos. Estudo transversal, descritivo, institucional, no
qual foram analisados prontuários de pacientes portadores de (MMC), entre janeiro de 2007 e junho de 2008. Resultados e Discussão.
Houve predomínio do sexo masculino. Em 14 criancas detectou-se a presença de hidrocefalia. Quatro crianças apresentaram outras malformações
do sistema nervoso, como disgenesias do corpo caloso. A maioria dos pacientes apresentou alterações ortopédicas, sendo a mais freqüente o pé
torto congênito. Os maiores problemas estão relacionados com a possibilidade de levantar, deambular e controlar voluntariamente os sistemas
vesical e intestinal. Conclusão. O tratamento de crianças com mielomeningocele requer intervenção clínica e cirúrgica precoces, além de
tratamento reabilitativo.
Abstract
Introduction. Myelomeningocele (MMC) is one of the forms of dysraphism that results from a defect in the closure of the posterior
portion/section of the neural tube, during the fourth week of gestation. MMC affects the nervous, musculoskeletal and urogenital systems.
Objectives. To map the epidemiological profile of the newborn with MMC in the IFF/FIOCRUZ, sent to the Physical Therapy service.
Material and Methods. A transversal, descriptive and institutional study, in which the medical records of patients with MMC from
January 2007 to June 2008 have been analyzed. Results and Discussion. There was predominance of the male sex. In 14 children the
presence of hydrocephalus was detected. Four children presented other malformations of the nervous system, such as corpus callosum dysgenesis.
The majority of the patients showed orthopedic changes, the most frequent of which were congenital foot deformities. The greatest problems
were related to the possibility of standing, walking and voluntarily controlling the bladder and bowel systems. Conclusion. The treatment
of children with MMC requires early clinical and surgical intervention, as well as rehabilitation treatment.
Keywords in Portuguese
Mielomeningocele EpidemiologiaKeywords
MalformationsMyelomeningocele
Epidemiology
Physical Therapy
Rehabilitation
Early Intervention
DeCS
MielomeningoceleAnormalidades Congênitas
Epidemiologia
Fisioterapia
Reabilitação
Intervenção Precoce (Educação)
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