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Title: Iniciação à educação politécnica em saúde: uma proposta de formação de técnicos em saúde
Other Titles: Initiation to polytechnic education in health: a proposal to qualify health technicians
Authors: Pontes, Ana Lucia de Moura
Fonseca, Angélica Ferreira
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), tem a politecnia como eixo da sua formação técnica, incorporando também como premissas a pesquisa como princípio educativo e a educação da sensibilidade, dos sentidos e dos sentimentos. Estas premissas, articuladas à concepção de trabalho como princípio educativo, fundamentam um projeto político e pedagógico que luta contra um projeto historicamente hegemônico de formação de trabalhadores. O trabalho relata a experiência de construção do primeiro semestre de formação técnica dos alunos da EPSJV, comum a todas as habilitações técnicas, e que busca desenvolver um conhecimento crítico sobre o campo da saúde, com ênfase na área da saúde pública. Criado em 2002, o Módulo Básico, a primeira estratégia com esse objetivo, passou em 2006 por uma avaliação, transformando-se em Iniciação à Educação Politécnica em Saúde no ano seguinte. Este relato faz também algumas reflexões críticas sobre tal processo.
Abstract: The Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health, which belongs to the Oswaldo Cruz Foundation (EPSJV/Fiocruz), has polytechnics as an axis for its technical formation, also incorporating research as an educational principle and education of sensibility, of the senses, and of feelings as its basic premises. These premises, articulated with the concept of work as an educational principle, are the base for a political and pedagogic project that fights against a historically hegemonic worker qualification project. The article reports on the experience of elaborating a first semester of technical qualification for EPSJV students, common in all technical accreditations, and that seeks to develop critical knowledge about the field of health with emphasis on Public Health. Created in 2002, the Basic Module, the first strategy with this objective, was evaluated in 2006 and turned into the Initiation to Polytechnic Education in Health in the following year. This report also reflected critically on such process.
Keywords: Professional Education
Curricular Reform
Polytechnics
keywords: Educação Profissional
Reforma Curricular
Politecnia
DeCS: Educação Profissional em Saúde Pública
Currículo
Issue Date: 2007
Publisher: EPSJV
Citation: PONTES, Ana Lucia de Moura; FONSECA, Angélica Ferreira. Iniciação à educação politécnica em saúde: uma proposta de formação de técnicos em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 559-569, nov. 2007.
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - Artigos de Periódicos
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