Author | Lopes, Renato Matos | |
Author | Pinho, Luis Antonio | |
Author | Silva Filho, Moacelio Veranio | |
Author | Alves, Neila Guimarães | |
Author | Alves, Luiz Anastácio | |
Access date | 2016-03-01T16:36:45Z | |
Available date | 2016-03-01T16:36:45Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | LOPES, Renato Matos; et al. Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública. RECIIS – Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde, v.9, n.2, 10p, abr.-jun. 2015. | pt_BR |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12925 | |
Abstract in Portuguese | No âmbito da formação profissionalizante, as características da aprendizagem baseada em problemas (ABP)
propiciam uma maior aproximação dos alunos da prática profissional. Este artigo apresenta uma proposta
curricular inovadora para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública, fundamentada na ABP. A
lógica da estrutura curricular apoia-se em dois eixos estruturantes: 1) as principais tecnologias utilizadas nos
laboratórios de saúde pública, tais como a microscopia, a volumetria, a espectrofotometria, a cromatografia
e a eletroforese; e 2) as principais matrizes utilizadas nos laboratórios, tais como a água, os alimentos,
a urina, as fezes e o sangue. Com esta proposta, busca-se fomentar discussões acerca da implantação de
currículos e de estratégias de ensino que possam contribuir para melhorar o ensino profissionalizante no
Brasil, assim como promover a formação de técnicos capazes de atuarem nos laboratórios que compõem o
Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB). | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação profissional em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação profissionalizante | pt_BR |
Subject in Portuguese | Currículo | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde pública | pt_BR |
Title | Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública | pt_BR |
Alternative title | Problem-based learning: a proposal for the training of students as public health laboratory technicians | pt_BR |
Alternative title | Aprendizaje basado en problemas: una propuesta para la formación de técnicos en laboratorios de salud pública | pt_BR |
Type | Article | |
Abstract | In the context of vocational training, the characteristics of the problem-based learning (PBL) provide a
greater proximity of the students to professional practice. This article presents an innovative curriculum
proposal for the training of technicians in public health laboratories, based on PBL. The logic of the
curriculum structure is based on two axes: 1) The main technologies applied at public health laboratories,
such as microscopy, volumetry, spectrophotometry, chromatography and electrophoresis; and 2) The main
matrices used in laboratories, such as water, food, urine, faeces and blood. With this proposal, we seek to
foster discussions about the curriculum implementation and the teaching strategies that can contribute to
the improvement in vocational education in Brazil, as well as promote the training of technicians capable of
working in laboratories comprising the Brazilian National Public Health Laboratory (SISLAB). | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | En el ambito de la formación profesional, el aprendizaje basado en problemas (ABP) permite una mayor
aproximación de los estudiantes a la práctica para habilitarse en una profesión. Este artículo presenta una
propuesta curricular inovadora para la formación de técnicos en laboratórios de salud pública, basada en
ABP. La lógica de la estructura curricular se sustenta en dos ejes: 1) Las principales tecnologías utilizadas em
los laboratorios de salud pública tales como, microscopia, volumetría, espectrofotometría, cromatografía
y electroforesis; y 2) Las principales matrices utilizadas en los laboratorios, como agua, alimentos
y fluidos biológicos en general. Con esta propuesta se busca el fomento de discusiones com respecto a
la implementación de currículos y de estratégias de enseñanza que puedan contribuir a la enseñanza
profesional en Brasil al igual que promover la formación de técnicos capaces de actuaren en los laboratórios
que componen el Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública (SISLAB). | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Instituto Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health professional education | pt_BR |
Subject | Professional education | pt_BR |
Subject | Curriculum | pt_BR |
Subject | Active learning | pt_BR |
Subject | Problem Based Learning | pt_BR |
Subject | Brazilian National Public Health Laboratory | pt_BR |
Subject | Public Health | pt_BR |
Subject in Spanish | Educación profesional en salud | pt_BR |
Subject in Spanish | Educación profesional | pt_BR |
Subject in Spanish | Currículo | pt_BR |
Subject in Spanish | Aprendizage activa | pt_BR |
Subject in Spanish | Aprendizaje basado en problemas | pt_BR |
Subject in Spanish | Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública | pt_BR |
Subject in Spanish | Salud pública | pt_BR |