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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13142
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
Metadata
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TRABALHO É O QUE VOCÊ FAZ PARA GANHAR DINHEIRO OU AQUILO ONDE VOCÊ COLOCA SUA ALMA? CONDIÇÕES DE TRABALHO E VIDA DE ATORES DE TEATRO EXPERIMENTAL ATUANTES NO RIO DE JANEIRO
Prange, Ana Paula Lobão | Date Issued:
2014
Alternative title
Work is it what you do for living or that you embrace with your soul? working conditions and life of experimental stage actors active in Rio de JaneiroAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo buscou analisar as condições de trabalho e vida de atores de teatro experimental. A partir da noção de vocação, e de um mapeamento do ofício a partir da Sociologia das profissões artísticas, propôs-se um diálogo com os conceitos da Psicodinâmica do trabalho, tendo sido desenvolvida, ainda,uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas três entrevistas coletivas, no período de trinta dias, com uma companhia de teatro experimental atuante no Rio de Janeiro. Dividiram-se os resultados, para fins de organização, em sete aspectos. Os quatro primeiros, relativos ao panorama geral da profissão,incluem: a precocidade do ingresso no ofício como uma tendência frequente; os dilemas e desafios da profissão, desde a instabilidade que historicamente a caracteriza à precarização que vem marcando contratos e relações de trabalho;o aumento crescente da qualificação, representando em muitos casos a chance de se obter a estabilidade financeira, sobretudo através de atividades de ensino; e a banalização do ofício que, relacionada à busca desenfreada da fama e às idealizações fantasiosas, vem gerando impactos sobre os processos de formação. Os três outros aspectos se referem mais especificamente à análise do trabalho dos atores a partir de conceitos da Psicodinâmica de trabalho. Compreendem: os meios pelos quais se dão a mobilização subjetiva para o exercício teatral, a partir do confronto com o real, e por meio da carga psíquica de trabalho; a questão do reconhecimento e sua importância para a construção e manutenção - da identidade e, por fim; a importância do coletivo que, mesmo afetado pelas tendências individualistas e competitivas do mundo contemporâneo, se constitui a essência mesmo do trabalho em teatro, tanto pelo sentimento de pertencimento como, ainda, pela via da cooperação.
Abstract
The present study aims at analyzing the working conditions and life of experimental stage actors. From the notion of vocation, and a mapping ofthe profession through the scope of Sociology of the Artistic Professions, adialogue with the concepts of Psychodynamics of Work was proposed. Inparallel, a qualitative research was conducted. Three collective interviews were held in thirty days, with nine members of an experimental acting company performing in Rio de Janeiro. The results were divided, for organization purposes, into seven aspects. The first four, related to the general overview of the profession, include: the early initiation in the profession as a frequent tendency; dilemmas and challenges of the profession, from its peculiar historical instability to the increasing lyprecarious contracts and labor relations; the progressive pursuit of qualification, representing in many cases the chance to gain stability through careers that support and relate to the artistic ones, chiefly education; and the profession s trivialization, which allied to the unrestrained pursuit of fame generates direct and indirect impact to health. The other three aspects approach more specifically the analysis of the work of the actors in the framework of the concepts of Psychodynamics of Work, and comprise: the means by which the subjective mobilization to the theatrical exercise occur, from the confrontation with reality and through psychic workload, demonstrating the relations between work and psychosomatic economy; theissue of recognition and its importance to the construction - andmaintenance - of identity; and finally, the importance of the collective that, even if affected by the individualist and competitive tendencies of the contemporary world, is the very essence of theater work, through a sense ofbelonging and through cooperation as well.
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