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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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TERCEIRIZAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SUS: O CASO DAS ANÁLISES CLÍNICAS
Serviços terceirizados
Serviços contratados
Avaliação de serviços de saúde
Indicadores de serviços
Tomada de decisões gerenciais
Sistemas de informação/ utilização
Clinical
Outsourced services
Contract services
Health service evaluation
Indicators of health services
Decision makings
Information systems/ utilization
Serviços Terceirizados
Serviços Contratados
Avaliação de Serviços de Saúde
Indicadores de Serviços/recursos humanos
Sistemas de Informação/utilizaçäo
Santos, Maria Angelica Borges dos | Date Issued:
2012
Alternative title
Outsourcing the provision of health services in SUS: the case of medical testsAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Terceirização (ou contratação ) é a delegação a terceiros da prestação de serviços que uma organização poderia ou deveria produzir. As recentes terceirizações de laboratóriosde análises clínicas no Sistema Único de Saúde são intervenções que conjugam amudança do paradigma tecnoeconômico da especialidade com inovações na área de serviços de saúde, relacionadas à adoção de novos modelos de gestão inspirados na agenda da Reforma do Estado pelo do Sistema Único de Saúde. Esta tese tem como objetivo geral avaliar a difusão e aspectos estruturais das terceirizações em análises clínicas e propor indicadores para tomada de decisão e seu acompanhamento no SUS.Na introdução são apresentados sucintamente: bases teóricas e evidências existentes sobre efeitos da terceirização; bases históricas e normativas para a contratação deprestadores privados no SUS; origens das análises clínicas e efeitos da revolução de seu paradigma tecnoeconomico ao final do século XX sobre as indústrias de diagnóstico invitro e serviços laboratoriais; composição do mercado brasileiro de medicina diagnóstica e exames laboratoriais; e história das terceirizações dos laboratórios deanálises clínicas no Sistema Único de Saúde. Os três artigos avaliam as terceirizações das analises clínicas no SUS segundo três perspectivas: (1) uma perspectiva macro, de contextualização da terceirização de serviços públicos de saúde como uma inovação desenvolvida no âmbito da globalização econômica e internacionalização do comérciode serviços de saúde e suas implicações potenciais para o SUS;
(2) uma dimensão meso, que descreve estrutura e padrões de terceirizações dos serviços de análises clínicas no Brasil a partir dos censos nacionais de estabelecimentos de saúde (AMS/IBGE) de 2002, 2005 e 2009 pelo IBGE e (3) uma perspectiva micro, compreendendo uma avaliação para tomada de decisão de terceirização de rede pública de laboratórios de analises clínicas em um grande município, que inclui indicadores de desempenho, com destaque para índices de volume e preço. As principais conclusões dos estudos são: asterceirizações de serviços públicos de saúde integram um movimento de expansão de mercados a partir da quebra dos monopólios de prestação de serviços públicos pelo Estado e, no Brasil, podem gerar contradições com o arcabouço institucional do SUS.As terceirizações para análises clínicas em estabelecimentos públicos têm aumentado e o SUS depende crescentemente de prestadores privados. As terceirizações coincidemcom a proliferação de postos de coleta públicos em estabelecimentos simplificados (Programa de Saúde da Família), redução do número de laboratórios públicos comparativamente a privados e menor investimento em equipamento e contratação derecursos humanos desde 2005. Os laboratórios privados no Brasil cresceram mais que os públicos entre 2002 e 2009 e aumentou a oferta de subespecialidades de exames maiscomplexas, além de concentrar em estabelecimentos exclusivamente dedicados a procedimentos diagnósticos, afastados dos locais de atendimento clínico. Isso pode facilitar uma dissociação entre a clínica e o diagnóstico, contribuindo para transformar exames laboratoriais em commodities . Ainda estamos em uma fase muito inicial da construção de evidências sobre efeitos das terceirizações de serviços públicos para prestadores privados. A maioria dasdecisões sobre terceirização permanece sendo tomada de forma ad hoc, semembasamento técnico em processos de avaliação.
Abstract
Outsourcing (or “contracting”) means delegating to a third party the production
of services that one´s own organization could be or is in charge of providing. Recent
outsourcing of pathology services in Brazilian health system (SUS) are the joint product
of a technoeconomic paradigm change in pathology services and the introduction of
innovative State-reform based approaches to management in SUS. This thesis aims to
describe the diffusion and structural aspects of outsourcing of clinical pathology
services and elaborate indicators to support decision-making and monitoring in
outsourced activities in SUS. An introduction presents the context and relevance of the
theme and the investigative approaches selected. Brief discussions are included on:
theoretical basis for and existing literature evidences on contracting; contracting history
and regulation in SUS; the origins of clinical pathology and effects of late 20th century
technoeconomic paradigm revolution on in vitro diagnosis and laboratory test
industries; Brazilian medical diagnosis and lab test market composition; and recent
history of public health system clinical pathology outsourcing to private providers in
SUS. The three papers included in the thesis evaluate outsourcing according to three
perspectives: (1) a macro range approach, contextualizing public service outsourcing as
a management innovation inserted in processes of economic globalization and health
service internationalization and discussing potential implications for SUS; (2) a middle
range approach, where, based on three nation- wide health care facilities censuses
(AMS/IBGE) for the years 2002, 2005, 2009, structural aspects of the Brazilian
pathology service configuration and outsourcing patterns are described; and (3) a microrange
approach, consisting of an evaluation for decision making of a public clinical
laboratory network in a large Brazilian municipality, including performance a volume
indices. Main conclusions of the studies performed are: public services outsourcing in
health care can been considered as part of the global expansion of health care industry
and health service internationalization where public monopolies in the area are broken
down. They generate potential conflicts with the Brazilian public health system legal
framework. Clinical pathology outsourcing in Brazil are probably favored by the
proliferation of collecting sites for laboratory tests in the Brazilian Family Health
Program (Programa de Saúde da Família), pressing the demand side, and low
investment in public comparatively to private laboratories since 2005, in the supply
side. Private labs in Brazil evidence significant growth between 2002 and 2009 and
increasingly focus on offering high priced tests and tend to be located in facilities
dedicated to diagnosis. This could contribute to an increasing dissociation between
diagnosis and clinical activities.
Evidence on contracting of private providers for public health service delivery is
far from settled. Most decisions on contracting are ad hoc and not clearly supported by
evaluation processes.
Keywords in Portuguese
Patologia clínicaServiços terceirizados
Serviços contratados
Avaliação de serviços de saúde
Indicadores de serviços
Tomada de decisões gerenciais
Sistemas de informação/ utilização
Keywords
PathologyClinical
Outsourced services
Contract services
Health service evaluation
Indicators of health services
Decision makings
Information systems/ utilization
DeCS
Patologia Clínica/recursos humanosServiços Terceirizados
Serviços Contratados
Avaliação de Serviços de Saúde
Indicadores de Serviços/recursos humanos
Sistemas de Informação/utilizaçäo
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