Advisor | Giffin, Karen Mary | |
Author | Gama, Andréa de Sousa | |
Access date | 2016-06-15T17:41:58Z | pt_BR |
Access date | 2016-07-05T22:26:21Z | |
Available date | 2016-07-05T22:26:21Z | |
Available date | 2016-06-15T17:41:58Z | pt_BR |
Document date | 2012 | |
Citation | GAMA, Andréa de Sousa. O conflito entre trabalho e responsabilidades familiares no Brasil: reflexões sobre os direitos do trabalho e a política de educação infantil. 2012. 228 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14462 | |
Abstract in Portuguese | Analisamos o conflito entre trabalho e responsabilidades familiares noBrasil, através do estudo de elementos que poderiam amenizar esse conflitopara as famílias que têm crianças entre 0 e 6 anos de idade examinando duaspolíticas públicas direitos do trabalho e serviços de educação infantil. Nessaanálise trabalhamos as dimensões acesso, concepção política, estrutura e tipo de provisão dos benefícios, tendo como parâmetro normativo a igualdade de gênero. Comparamos a inserção dos pais de famílias biparentais emonoparentais femininas no mercado de trabalho visando identificar osdesafios que enfrentam para compatibilizar trabalho e família. Em seguida, discutimos aspectos da interseção entre indicadores de trabalho das mães e da política de educação infantil como um mecanismo de enfrentamento desse conflito. Desenvolvemos pesquisa de natureza qualiquantitativa. A análisequalitativa examinou as normas legais e as políticas públicas que guardamrelação com o conflito tratado, a partir da Constituição de 1988. A análisequantitativa é um Estudo Seccional com amostra probabilística dos domicíliosque tinham pelo menos uma criança entre 0 e 6 anos de idade, nas regiõesmetropolitanas, visando descrever e analisar a inserção produtiva dos pais e a relação entre indicadores de educação infantil e o trabalho remunerado dasmães, sob um enfoque sociológico. Os dados utilizados foram provenientes daPNAD/IBGE, ano 2006. O ponto de partida teórico-metodológico para entender a relação entre trabalho e vida familiar é a compreensão de que essas dimensões no modo de produção capitalista estão em conflito. Em segundo lugar, a natureza desseconflito se modifica historicamente, mas ganha relevo o traço característico dainserção das mulheres no trabalho assalariado.
Não há no Brasil uma política direcionada à conjugação dasnecessidades laborais e familiares. O processo da maternidade transferida, aexistência da empregada doméstica e a segmentação do mercado de trabalhodão uma tonalidade específica às condições de produção e reprodução social atravessada pelas relações de classe. No mercado de trabalho, a precarização e os baixos salários são preponderantes, os benefícios trabalhistas, associados à formalização do emprego, possuem um forte viés de gênero, estão concentrados nos direitos reprodutivos das mulheres e não como demandas familiares ao longo da vida dos trabalhadores. Na política de Educação Infantil, os dados evidenciaram uma baixa cobertura, notadamente nos serviços de creche e importantes desigualdades socioeconômicas na sua distribuição. Asmedidas de ampliação do horário escolar são recentes e caminhamlentamente, o financiamento da educação encontra inúmeros entraves e notase a crescente migração para a rede privada de ensino. Apesar disso, o acesso aos serviços de Educação Infantil apresentou associação positiva com acondição produtiva das mães. A apreensão do conflito entre trabalho e família é incipiente, percebidode forma dispersa e refratária a um entendimento em termos da divisão sexual do trabalho. As novas configurações do mercado de trabalho e da estrutura familiar agudizam essa tensão. A constituição de políticas sociais como um direito de cidadania pode implicar um questionamento à essa lógica de organização social que coloca em rota de colizão o trabalho remunerado e o trabalho reprodutivo, principalmente, para as mulheres. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Gênero, Trabalho e família | pt_BR |
Subject in Portuguese | Trabalho, família e Educação Infantil | pt_BR |
Subject in Portuguese | Direitos do trabalho relativos a trabalho e responsabilidades familiares | pt_BR |
Title | O conflito entre trabalho e responsabilidades familiares no Brasil: reflexões sobre os direitos do trabalho e a política de educação infantil | pt_BR |
Alternative title | The conflict between work and family responsibilities in Brazil: reflections on labor rights and the politics of early childhood education | en_US |
Type | Thesis | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | In this thesis, we analyze the conflict between paid work and family
responsibilities in Brazil, through the study of elements which could diminish this
conflict for those families with children between the ages of 0-6, examining two
public policies – labor rights and early education services. In this analysis, we
focus on the following dimensions: access, political conception, and structure
and type of benefits, using a normative parameter of gender identity. We
compare the labor market insertion of parents in two-parent and one-parent
families with the aim of identifying the challenges they face in ´reconciliation´ of
paid work and family. Following this, we discuss aspects of the intersection of
indicators of mothers´ paid work and early education policies as a mechanism
for confronting this conflict.
This research combines qualitative and quantitative methods. The
qualitative analysis examines the legal norms and the public policies which can
be related to the conflict at hand, following the 1988 Brazilian Constitution. The
quantitative analysis is a Sectional study with a probabilistic sample of domiciles
in the Metropolitan Regions which had at least one child up to the age of 6,
aiming to describe and analyze the relation between the labor market situation
of the parents and indicators of early education, using a sociological approach.
The data are from the Census Bureau´s 2006 National Household Sample
Research.
To understand the relations between paid work and family, the
theoretical/methodological starting point is the understanding that these
dimensions are in conflict in the capitalist mode of production. Secondly, the
nature of this conflict is historically variable, but here the characteristics of
women´s insertion in the labor market are highlighted.
Brazil has no policy explicitly related to the conciliation of labor demands
and family needs. The process of “transference of mothering”, the existence
of domestic workers and the segmentation of the labor market give a specific
tone to the conditions of production and reproduction social, cut across by
social class relations. In the labor market, ´flexibilization´ and low salaries are
preponderate, and labor benefits are associated with formal work contracts, are
highly skewed by gender, and concentrated on women´s reproductive rights,
and not on family demands throughout the life cycle. Regarding the policies for
early education, the data show low coverage, especially in day-care services,
and important socio-economic inequalities in distribution. Measures to increase
school hours are recent, and proceed slowly; there are many barriers in
financing of education; and increasing migration to private education is noted.
Despite this, access to early education is positively associated with the mothers
´ situation in the labor market.
Comprehension of the conflict between paid work and family is in general
incipient, perceived only vaguely, and resistant to understanding in terms of the
sexual division of labor. The new configurations of the labor market and of
family structures increase this tension. The formulation of social politics as
citizens´ rights could imply questioning of this logic of social organization, which
puts paid work and reproductive work on a collision course – principally for
women. | en |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Gender, work and family | en_US |
Subject | Work, family and child education | en_US |
Subject | Rights of the work relating to work and family responsabilities | en_US |
DeCS | Educação Infantil | pt_BR |
DeCS | Legislação Trabalhista | pt_BR |
DeCS | Família | pt_BR |
DeCS | Identidade de Gênero | pt_BR |
DeCS | Trabalho | pt_BR |
DeCS | Políticas Públicas | pt_BR |
DeCS | Trabalho Feminino | pt_BR |
DeCS | Cuidado da Criança | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |