Advisor | Lima, Maria Luiza de Carvalho de | pt_BR |
Author | Coelho, Jeane Grande Arruda de Miranda | pt_BR |
Access date | 2016-06-21T13:43:17Z | pt_BR |
Access date | 2016-07-05T22:16:56Z | |
Available date | 2016-06-21T13:43:17Z | pt_BR |
Available date | 2016-07-05T22:16:56Z | |
Document date | 2013 | pt_BR |
Citation | COELHO, Jeane Grande Arruda de Miranda. Acidentes de trânsito atendidos pelo SAMU/Olinda: perfil e distribuição espacial, 2009 a 2011. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2013. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14544 | |
Abstract in Portuguese | Os acidentes de trânsito constituem um sério problema de saúde pública. Por isso, entraram na agenda da saúde mundial e brasileira para que se obtenha a redução de sua morbimortalidade. O município de Olinda acompanha o perfil nacional e estadual ao considerar os acidentes de trânsito como problema a ser enfrentado. O presente trabalho propôs-se descrever o perfil dos acidentes de trânsito atendidos no SAMU/Olinda e a sua distribuição espacial no triênio de 2009 a 2011. Tratou-se de um estudo realizado em duas partes: um estudo descritivo para a construção do perfil das vítimas e das ocorrências por acidentes e um estudo ecológico de múltiplos grupos para análise espacial. Foram calculadas as freqüências absolutas e relativas das variáveis selecionadas para análise do perfil epidemiológico e calculado o teste Qui-quadrado, quando aplicável. Na análise espacial foram utilizadas a Estimativa Kernel e a Estatística de Moran. Como resultados no triênio analisado destacam-se como principais vítimas: homens (69,7 por cento), na faixa-etária de 20 a 39 anos (60,4 por cento), motociclistas (65,8 por cento) e pedestres (23,1 por cento). Observou-se que as ocorrências foram mais freqüentes nos fins de semana, no turno da noite, no mês de fevereiro e nos bairros do Distrito I. Enquanto, em 2009, a maior parte das ocorrências eram encaminhadas ao Recife; em 2011, mais de 50 por cento foram encaminhadas a Olinda. A região de Fragoso, próximo ao Terminal Integrado e Passageiros da PE-15, a região dos bairros do Carmo, Varadouro e Santa Tereza (Giradouro) ainda continuam como críticas considerando estudos anteriores (2006-2007). Para os motociclistas, as regiões de Aguazinha e Peixinhos (Avenida presidente Kennedy) e os bairros de Casa Caiada e Bairro Novo (Avenidas Getúlio Vargas e Ministro Marcos Freire) somam-se as anteriores como locais críticos.Ressalta-se a necessidade de intervenções no grupo de risco identificado; planejamento de melhorias visando a educação no trânsito; reformular a ficha de atendimento | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Acidentes de Trânsito
Emergências
Perfil de Saúde
Análise
Espacial | pt_BR |
Title | Acidentes de trânsito atendidos pelo SAMU/Olinda: perfil e distribuição espacial, 2009 a 2011 | pt_BR |
Alternative title | Traffic Accidents responded by SAMU/Olinda: profile and spatial distribution, 2009 to 2011 | en |
Type | Dissertation | en |
Defense date | 2013-05-27 | pt_BR |
Defense Institution | Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Recife/PE | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Moreira, Rafael da Silveira | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil | pt_BR |
Member of the board | Moreira, Rafael da Silveira | pt_BR |
Member of the board | Souza, Wayner Vieira de | pt_BR |
Member of the board | Barreira, Alice Kelly | pt_BR |
DeCS | Acidentes de trânsito | pt_BR |
DeCS | Emergências | pt_BR |
DeCS | Perfil de saúde | pt_BR |