Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15349
THE KNOWLEDGE AND PERCEPTIONS OF HIV POSITIVE CHILDREN AND THEIR PARENTS OR RESPONSIBLES ABOUT AIDS
Los conocimientos y percepciones de los niños y de sus padres/cuidadores acerca de SIDA
Alternative title
Os conhecimentos e percepções de crianças HIV positivas e de seus pais ou responsáveis sobre AIDSLos conocimientos y percepciones de los niños y de sus padres/cuidadores acerca de SIDA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Pediatria. Belo Horizonte, MG, Brasil
Psicólogo
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Pediatria. Belo Horizonte, MG, Brasil
Psicólogo
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Abstract in Portuguese
Este trabalho objetivou estudar os conhecimentos e percepções de pais/responsáveis e de suas crianças e adolescentes de um ambulatório de Aids pediátrica. Foi investigado: A descoberta do vírus pela família; as condições sociais, o acesso à prevenção e tratamento e a percepção da doença. Foram realizadas observações participantes e entrevistas semi-estruturadas, previamente à implantação de uma brinquedoteca. Os resultados revelam que 14 (50%) dos familiares entrevistados (n=28) toma consciência de que são portadores do HIV através do adoecimento das crianças, 6 (21,4%) pela morte de um dos cônjuges e 8 (28,6%) pelos sintomas da doença deles próprios. Das crianças entrevistadas (n=32), 28 (87,5%) não tinham conhecimento do diagnóstico, 18 (56,3%) não freqüentavam escola. Das 14 (43,8%), crianças escolarizadas em 14 diferentes instituições, 7 das escolhas (50%) não tinham conhecimento do diagnóstico da criança. A análise das representações gráficas e atividades gerais na brinquetodeca indicam o seu potencial enquanto ambiente promissor para intervenção terapêutica, promoção do diálogo, podendo tornar-se estímulo à adesão ao tratamento.
Abstract
In this study knowledge and perceptions of parents and/or responsibles and of their HIV infected children and adolescents in a national health clinic of pediatric Aids were investigated. Observation techniques and semi-structured interviews were used before the installation of a playroom to investigate: the discovery of the HIV infection by the family, their social conditions, access to prevention and treatment and their perception of the disease. Results show that a significant number of relatives interviewed (n=28) realized that they were also HIV-carriers when their children's health deteriorated (14 or 50.0 %); the death of the spouse occurred (6 or 21.4%) and by the symptoms of the disease in themselves (8 or 28.6%). Among the 32 children interviewed, 28 (87.5%) were not aware of their diagnosis and 18 (56.3%) were not enroled into school. Out of the 14 different schools frequented by 14 (43.8%) children, only 7 (50%) of these institutions knew about the children's diagnosis. Analysis of drawings and general playroom activities indicate that the playroom is a promising environment for the promotion of health information and continued dialog, stimulating adhesion to treatmet.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este trabajo apuntó a estudiar los conocimientos y percepciones de los padres/cuidadores y de sus niños y adolescentes en un dispensario de sida pediátrico. Se investigaron: la descubierta del virus por la familia; las condiciones sociales; el acceso a la prevención, tratamiento y la percepción de la enfermedad. Los resultados muestran que el 14-50% de los familiares (n=28) descubre que son portadores del VIH a través de la enfermedad de los niños; el 6-21,4% por la muerte de uno de los cónyuges y el 8-28,6% por la enfermedad de los mismos. De los niños (n=32), 28 (87,5%) no tenían conocimiento de la diagnosis, 18 (56,3%) no frecuentaban la escuela. De los 14 (43,8%) que lo hacían, en diferentes escuelas, 7 (50%) de las instituiciones no conocían su diagnosis. El análisis de las representaciones gráficas y actividades en la ludoteca permite caracterizarla como un ambiente prometedor a la intervención terapéutica, al diálogo y a la adherencia al tratamiento.
Share