Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15726
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- BA - IGM - Artigos de Periódicos [3672]
- ENSP - Artigos de Periódicos [2338]
- IOC - Artigos de Periódicos [12654]
Metadata
Show full item record
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E USO DO PORTAL CAPES: DESAFIOS PARA OS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
Competencia en Información y uso del Portal Capes: desafíos para los programas brasileños de posgrado en salud colectiva
Pós-Graduação
Competência Informacional
Saúde Pública
Alternative title
Information Literacy and the use of the CAPES Portal: challenges for the Brazilian graduate programs in public healthCompetencia en Información y uso del Portal Capes: desafíos para los programas brasileños de posgrado en salud colectiva
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Portal de Periódicos da Capes completou 10 anos de existência como acervo brasileiro de informação científica mais valioso na atualidade. Presente em 268 instituições de ensino do País, pode ter seu alcance comprometido pela baixa competência em informação (CI) de seus usuários. Descrever e analisar a CI dos alunos ingressantes na pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz, tendo em vista o uso do Portal, são os objetivos deste artigo. Foi estudada uma amostra composta de 88 alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) por meio de um questionário sobre habilidades no uso de bases de dados bibliográficas em Saúde Pública. Os resultados mostram que as diversidades de background, natureza dos treinamentos realizados e graus de domínio do inglês antecipam desafios para as propostas pedagógicas destinadas a melhorar o uso dessa ferramenta.
Abstract
The CAPES Journal Portal celebrated its 10th anniversary as
the most valuable Brazilian source of scientific information of our time.
Present in 268 educational institutions around the country, the extent
of its influence may be jeopardized by the low Information Literacy
(IL) of its users. This paper aims to describe and analyze the IL of the
students entering the graduate programs of the National Public Health School (FIOCRUZ) with respect to the way they use the CAPES Journal
Portal. A sample of 88 graduate students (Master’s and PhD) answered
a questionnaire which investigated the abilities needed to manipulate a
bibliographic public health database. The results show that differences
in background, type of training received and command of the English
language are key factors to be considered when developing pedagogic
action plans that aim to improve the use of this tool.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El Portal de Periódicos de la Capes celebró 10 años de
existencia como acervo brasileño de información científica más valioso
en la actualidad. Presente en 268 instituciones de enseñanza del País,
puede tener su alcance comprometido debido a la baja competencia en
información (CI) de sus usuarios. Describir y analizar la CI de los alumnos
ingresantes al posgrado de la Escuela Nacional de Salud Pública, de
la Fiocruz, tomando en cuenta el uso del Portal son los objetivos de
este artículo. Se estudió una muestra formada por 88 alumnos de
posgrado (de maestría y de doctorado) por medio de un cuestionario
sobre habilidades en el uso de bases de datos bibliográficas en Salud
Pública. Los resultados muestran que las diversidades de background,
naturaleza de los entrenamientos realizados y grados de dominio del
inglés anticipan desafíos para las propuestas pedagógicas destinadas
a mejorar el uso de esa herramienta.
Keywords in Portuguese
Portal Periódicos CapesPós-Graduação
Competência Informacional
Saúde Pública
Share