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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16012
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
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1... 2... 3... GRAVANDO, VÍDEOS DE ANIMAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DA VILA CAFEZAL – BELO HORIZONTE/MG
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Segundo dados do IBGE (2001), 21% da população brasileira encontra-se na faixa dos 10 aos 19 anos, sendo 50,4% do sexo masculino e 49,6% do sexo feminino. Estudos apontam que muitos desses jovens ainda não têm acesso a informações e serviços adequados no âmbito da saúde sexual e reprodutiva que garanta aos mesmos o exercício da sexualidade de maneira segura e responsável. Na interface entre a saúde, educação e as questões da sexualidade, buscamos refletir sobre intervenções que possam aumentar o acesso e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na área da saúde coletiva. Acreditamos ser de fundamental importância o desenvolvimento de projetos que estimulam as capacidades críticas e criativas, encorajando a participação e mobilização da população alvo no design e produção de novas tecnologias. Desse modo, como recurso pedagógico, utilizamos as oficinas de animassinha para a criação de pequenos filmes em desenho animado, usando massinha de modelar e sistema digital para captação e edição do material. A concepção da oficina situa-se no campo da participação no processo de produção midiática e o processo é considerado tão importante quanto o resultado obtido. É através do processo de produção que os participantes travam contato com os elementos de linguagem, necessários à construção de sentido simbólico; apropriando-se da tecnologia, definem o que mostrar e a melhor maneira de expressar suas idéias. Neste processo estão envolvidos diversos saberes: botar a mão na massa; inventar personagens, cenas, ruídos; construir a narrativa. Os vídeos foram realizados por um grupo de adolescentes que fazem parte do Projeto “Amigos do Cafezal” que tem como proposta mais ampla a discussão de questões referentes a sexo e sexualidade com adolescentes de 10 a 14 anos moradores da Vila Cafezal. Foram produzidos 04 vídeos animados. Os temas foram escolhidos pelos adolescentes e ressaltam suas preocupações cotidianas: uso de drogas, uso do preservativo, gravidez indesejada, DSTs. A metodologia participativa foi enriquecedora uma vez que os adolescentes se colocaram enquanto atores no processo de produção possibilitando que o produto final refletisse as preocupações, dúvidas e anseios do próprio grupo.
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