Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16094
Title: Olimpíada brasileira de saúde e meio ambiente: relato de uma experiência inovadora na área do ensino fundamental e médio na região Sul-Minas
Authors: Miranda, Érica da Silva
Schall, Virgínia Torres
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Abstract: Incentivar atividades criativas, lúdicas e pedagógicas sobre temáticas de saúde e ambiente nas escolas do ensino fundamental e médio tem sido uma das metas do Programa de Divulgação e Educação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Através do recente apoio do CNPq a programas de educação científica, a Fiocruz , em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, concebeu e implantou a 1ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), integrando uma rede nacional de instituições das áreas de educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia. Trata-se de uma competição de caráter educativo, que dá ênfase a trabalhos criativos e inéditos e maior visibilidade a projetos em andamento nas escolas, relacionados aos temas referidos. Esta Olimpíada apresenta um caráter inovador, diferenciando-se das demais da área da ciência, as quais visam a descobrir vocações e talentos para determinadas disciplinas. Seu objetivo é o de estimular projetos pedagógicos, contribuindo para o processo de construção do conhecimento entre professores e alunos e reflexão ampliada sobre saúde, ambiente e cidadania (Lima, 2001). O presente trabalho descreve o processo de implantação e realização do primeiro ano da Olimpíada na Regional Sul-Minas, analisa os trabalhos selecionados e os depoimentos de professores participantes, discutindo o potencial pedagógico do evento enquanto motivador de uma educação científica relevante para a construção de novos conhecimentos e motivadora da participação e envolvimento com as questões de saúde e ambiente, fundamentais para o exercício da cidadania.
keywords: Olimpíada brasileira de saúde e meio ambiente
Relato de experiência
Ensino médio
Ensino fundamental
Sul-Minas
Issue Date: 2003
Citation: MIRANDA, E. da S.; SCHALL, V. T. Olimpíada brasileira de saúde e meio ambiente: relato de uma experiência inovadora na área do ensino fundamental e médio na região Sul-Minas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , 4., Bauru, 2003. Resumos Eletrônicos... Bauru: ENPEC, 2003.
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - Anais de Congresso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRICA_MIRANDA_et_al_CPqRR_2003.pdf40.69 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.