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Title: Análise de livros didáticos de ciências indicados pelo PNDL/2008 e biologia pelo PNLEM/2009 em relação à abordagem das leishmanioses
Authors: França, Viviane Helena de
Margonari, Carina
Schall, Virgínia Torres
Abstract: As Leishmanioses apresentam‐se como graves problemas de saúde pública no Brasil. Educadores e educandos do ensino básico podem constituir‐se multiplicadores de ações preventivas se informados adequadamente sobre a temática. Realizou‐se a análise de livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático, respectivamente PNDL/2008 e PNLEM/2009, sobre o tema das Leishmanioses. Foram analisados 7 livros de ciências e 9 de biologia adotados em escolas públicas brasileiras no período de 2008 a 2011. A análise fundamentou‐se em critérios de qualidade, cientificidade e compromisso social presentes nos conceitos e definições sobre as doenças. Os livros de ciências e biologia apresentaram lacunas de informação em relação aos reservatórios, tratamento e medidas preventivas; e como principais erros: citar apenas uma espécie do agente etiológico e a identificação do vetor.    A forma como as Leishmanioses são abordadas nesses materiais não contribui para a adoção de ações profiláticas por professores e alunos.
Abstract: Educators and students of basic education can act as multipliers of preventive. With this perspective, we performed an analysis of science and biology school textbooks which were selected, respectively, by the 2008 and 2009 editions of the National Program of Didactic Books on the Leishmaniasis theme. Seven science and nine biology books, all of them adopted by public Brazilian schools in the period from 2008 to 2011, were analyzed. The analysis was fundamented on quality, scientificity and a social compromise criteria being present in their concepts and definitions of the disease. The science and biology textbooks lacked information on reservatory, and treatment and preventive measures; their main errors were to mention only one species of ethiological agent, and the identification of the disease’s vector. The way Leishmaniasis was addressed in these materials does not contribute to the adoption of prophylactic actions by educators or students.
Keywords: Leishmaniasis
Health education
Didactic books
Science education
keywords: Leishmanioses
Educação em saúde
Livros didáticos
Ensino de ciências
Issue Date: 2010
Citation: FRANÇA, V. H. de; MAGONARI, C.; SCHALL, V. T. Análise de livros didáticos de ciências indicados pelo PNDL/2008 e biologia pelo PNLEM/2009 em relação à abordagem das leishmanioses. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2., 2010. Anais eletrônicos.... Ponta Grossa: UTFPR, 2010.
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - Anais de Congresso

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