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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16095
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS INDICADOS PELO PNDL/2008 E BIOLOGIA PELO PNLEM/2009 EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DAS LEISHMANIOSES
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
As Leishmanioses apresentam‐se como graves problemas de
saúde pública no Brasil. Educadores e educandos do ensino básico
podem constituir‐se multiplicadores de ações preventivas se informados
adequadamente sobre a temática. Realizou‐se a análise de livros
didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do
Livro Didático, respectivamente PNDL/2008 e PNLEM/2009, sobre o
tema das Leishmanioses. Foram analisados 7 livros de ciências e 9 de
biologia adotados em escolas públicas brasileiras no período de 2008 a
2011. A análise fundamentou‐se em critérios de qualidade, cientificidade
e compromisso social presentes nos conceitos e definições sobre as
doenças. Os livros de ciências e biologia apresentaram lacunas de
informação em relação aos reservatórios, tratamento e medidas
preventivas; e como principais erros: citar apenas uma espécie do
agente etiológico e a identificação do vetor. A forma como as
Leishmanioses são abordadas nesses materiais não contribui para a
adoção de ações profiláticas por professores e alunos.
Abstract
Educators and students of basic education can act as multipliers of preventive. With this perspective, we performed an analysis of
science and biology school textbooks which were selected, respectively,
by the 2008 and 2009 editions of the National Program of Didactic Books
on the Leishmaniasis theme. Seven science and nine biology books, all of
them adopted by public Brazilian schools in the period from 2008 to
2011, were analyzed. The analysis was fundamented on quality,
scientificity and a social compromise criteria being present in their
concepts and definitions of the disease. The science and biology
textbooks lacked information on reservatory, and treatment and
preventive measures; their main errors were to mention only one
species of ethiological agent, and the identification of the disease’s
vector. The way Leishmaniasis was addressed in these materials does
not contribute to the adoption of prophylactic actions by educators or
students.
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