Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16958
Title: Evidência científica para intervenções em crianças com síndrome de Down
Authors: Medrado, Cylene Siqueira
Sobrinho, Francisco De Paula Nunes
Affilliation: Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
Universidade Católica de Petrópolis, Curso de Pós-graduação em Psicologia. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.
Abstract: A partir dos resultados de estudos, conduzidos no período 2009-2013, para identificar evidências científicas eficazes das intervenções fonoaudiológicas – em linguagem oral ou escrita – em crianças com síndrome de Down, apenas uma revisão sistemática da literatura (RSL) foi encontrada. Esses dados sugerem a necessidade de se conduzir pesquisas, para fomentar outras revisões sistemáticas, concebidas como investigações que reúnem, analisam e sintetizam estudos primários para identificar evidências científicas que contribuam para o êxito de intervenções em crianças com problemas fonológicos. Para tanto, foram rastreadas 554 RSL, e encontrada apenas uma que trata de intervenções relacionadas à consciência fonológica, reconhecidas como eficazes para melhoria do desempenho em leitura oral. Pesquisadores de RSL recomendam aperfeiçoar seu uso para a prática clínica e sugerem novos estudos que utilizem o delineamento de pesquisa experimental intrasujeito.
keywords: Síndrome de down
Revisão Sistemática da Literatura
Prática Clínica Baseada em Evidências
Bibliometria
Fonoaudiologia
Issue Date: 2016
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 10 - Número 2

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10.pdf381.9 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.