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SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL E INTERNACIONAL (1968-2014)
Salud mental infanto-juvenil y educación: análisis bibliometrico de la producción científica brasileña e internacional (1968-2014)
Estresse psicológico
Infância
Adolescência
Educação especial
Bibliometria
Stress psychological
Childhood
Adolescent
Special education
Bibliometrics
Estrés psicológico
Infância
Adolescência
Educación especial
Bibliometría
Titulo alternativo
Child and adolescent mental health and education: bibliometric analysis of brazilian and international scientific production (1968-2014)Salud mental infanto-juvenil y educación: análisis bibliometrico de la producción científica brasileña e internacional (1968-2014)
Afiliación
Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos, SP, Brasil.
Resumen en portugues
Documentos de amplitude internacional apontam a importância de estratégias de atenção e de cuidados em saúde e educação para crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Este estudo objetivou identificar e caracterizar na literatura científica nacional e internacional artigos que estabelecem a interface entre saúde mental infantojuvenil e educação. A metodologia adotada foi a análise bibliométrica, e as fontes de dados foram coletadas nas bases Lilacs e Medline. Foram analisados 43 artigos publicados entre 1968 e 2014. Os resultados indicaram que a década atual reúne a maior parte dos estudos, e as normativas de caráter internacional no campo da educação e da saúde mental podem ter estimulado essa agenda de pesquisas. Com predomínio das abordagens quantitativas, os artigos foram publicados por pesquisadores das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Tais estudos contribuem para uma discussão interdisciplinar sobre o tema da saúde e educação de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico.
Resumen en ingles
International documents point out the importance of awareness strategies and health and education care for children and adolescents with psychological distress. This study aimed to identify and characterize articles that establish the interface between mental health and education in children and adolescents in both Brazilian and international scientific literature in both national and international scientific literature. The methodology adopted was the bibliometric analysis, and data sources were drawn from databases named Lilacs and Medline. We analyzed 43 articles published between 1968 and 2014. The results indicated that the current decade brings together most of the studies, and the international character of regulations in the field of education and mental health may have stimulated this research agenda. With a predominance of quantitative approaches, the articles were published by researchers of the Americas, Europe, Asia, Africa and Oceania. These studies contribute to an interdisciplinary discussion on the topic of health and education of children and adolescents in psychological distress.
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Documentos internacionales señalan la importancia de estrategias de atención y cuidado de salud mental y educación para niños y adolescentes con trastornos psicológicos. Este estudio tuvo como objetivo identificar y caracterizar artículos brasileños e internacionales en la interfaz de salud mental y educación. La metodología es el análisis bibliometrico, y las fuentes de datos fueron 43 artículos de las bases Lilacs y Medline publicados entre 1968 y 2014. Los resultados apuntan que la década actual reúne a la mayoría de los estudios, y que el carácter internacional de las normativas en materia de educación y de salud mental pueden haber estimulado esa agenda de investigación. Con un predominio de los enfoques cuantitativos, los artículos fueron publicados por investigadores de América del Norte, América Central y del Sur, Europa y África, podendo contribuir a un debate interdisciplinario sobre el tema de la salud y la educación de niños y adolescentes con trastornos psicológicos.
Palabras clave en portugues
Saúde mentalEstresse psicológico
Infância
Adolescência
Educação especial
Bibliometria
Palabras clave en ingles
Mental healthStress psychological
Childhood
Adolescent
Special education
Bibliometrics
Palabras clave
Salud mentalEstrés psicológico
Infância
Adolescência
Educación especial
Bibliometría
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