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Title: O cordel no ensino de microbiologia: a cultura popular como ferramenta pedagógica no ensino superior
Authors: Pereira, Lívia Maria Galdino
Romão, Edlâny Pinho
Pantoja, Lydia Dayanne Maia
Paixão, Germana Costa
Affilliation: Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
Abstract: O professor é mediador no processo ensino-aprendizagem e busca desenvolver competência e habilidades com novas metodologias. Entre elas, a literatura de cordel com sua linguagem alternativa e de forte apelo popular é utilizada para promover o ensino efetivo. Este artigo objetiva descrever o processo de construção e dramatização de cordéis como instrumento didático. Entre 2010 e 2012, os professores e monitores da disciplina de Microbiologia do Curso de Ciências Biológicas/UECE, desafiaram os alunos a trabalharem temáticas na forma de cordéis. Para isso, os estudantes foram divididos em grupos que sortearam temas variados a serem trabalhados. As produções foram elaboradas adequando conteúdos técnicos às rimas e métricas da linguagem popular, contribuindo para aproximar das expressões culturais populares a ciência de Pasteur. Conclui-se que o uso do cordel no ensino da microbiologia alia criatividade, baixo custo e tradição popular, podendo propiciar aprendizado lúdico e contextualizado, constituindo uma alternativa pedagógica viável e interessante para professores de ciências e de biologia.INFORMAÇÕES SOBRE O ARTIGOSubmetido: 06.mai.2013 | Aceito: 13.out .2014 | Publicado: 19.dez.2014Conflito de interesses: Não há.Fontes de financiamento: A pesquisa foi financiada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com a disponibilidade de bolsas de monitoria para incentivo de atividades para o desenvolvimento da docência.Contribuição autoral: Lívia Maria Galdino Pereira (concepção, do planejamento do trabalho, do desenho do estudo, da análise e interpretação das evidências e da redação). Edlâny Pinho Romão (análise e interpretação das evidências e redação). Lydia Dayanne Maia Pantoja (planejamento do trabalho, da análise e interpretação das evidências, redação e revisão). Germana Costa Paixão (concepção, no planejamento do trabalho e na aprovação da versão final).
keywords: Cordel
Microbiologia
Técnicas de Ensino
Educação Superior
Metodologia de Ensino
Microbiologia Ambiental
Estudo de Caso.
Issue Date: 2014
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 8 - Número 4

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