Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17133
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.authorCosta, Thaíse Kelly de Lima
dc.contributor.authorMachado, Liliane dos Santos
dc.contributor.authorMorais, Ronei Marcos de
dc.date.accessioned2017-01-27T16:31:07Z
dc.date.available2017-01-27T16:31:07Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17133
dc.description.abstractOs serious games são aplicativos que oferecem meios de vincular recursos atrativos ao processo de ensino-aprendizagem. Na saúde, esses tipos de jogos geralmente precisam monitorar ações do usuário para atualizar o ambiente, controlar personagens, avaliar o desempenho do jogador e realizar classificação. Nestes casos, é interessante que uma análise seja feita a partir de um módulo de inteligência artificial (IA) capaz de auxiliar nos processos decisórios. Essa inteligência pode atuar em níveis distintos, como movimentação, tomada de decisão e estratégia. Nos processos decisórios, funciona como um canal comunicativo entre aplicação e decisões do usuário, analisando as decisões e reagindo automaticamente a elas. Aos poucos, a inteligência artificial ganha relevância nos jogos como aliada na construção do conhecimento, necessitando ser melhor investigada cientificamente. Assim, este artigo objetiva apresentar uma revisão das técnicas e métodos de IA que costumam ser utilizadas em serious games para saúde, discutindo sua importância e apontando potencialidades do seu uso.INFORMAÇÕES DO ARTIGOSubmetido: 13.set.2013 Aceito: 13.out.2014 Publicado: 19.dez.2014Conflito de interesses: não há.Fontes de financiamento: não houve.Contribuição autoral: Todos os autores contribuíram igualmente na concepção deste trabalho, assim como na definição do desenho do estudo, redação, discussão e revisão do texto final.
dc.language.isopor
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
dc.rightsopen access
dc.subject.otherJogos de Vídeo
dc.subject.otherInteligência Artificial
dc.subject.otherTecnologia Educacional
dc.subject.otherMateriais de Ensino
dc.subject.otherInformática em Saúde
dc.subject.otherAplicação de Informática Médica.
dc.titleInteligência Artificial e sua Aplicação em Serious Games para Saúde
dc.typeArticle
dc.creator.affilliationUniversidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências Exatas, Rio Tinto, Brasil.
dc.creator.affilliationUniversidade Federal da Paraíba, Centro de Informática, João Pessoa, Brasil.
dc.creator.affilliationUniversidade Federal da Paraíba. Departamento de Estatística. João Pessoa, Brasil.
dc.identifier.eissn1981-6278 
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 8 - Número 4

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8.pdf327.66 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.