Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17194
Title: Uma proposta de reuso da informação técnico-científica em saúde em repositórios institucionais: a experiência do Icict/Fiocruz
Authors: Carvalho, Maria da Conceição Rodrigues de
Gomes, Sandra Lúcia Rebel
Affilliation: Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pelo Icict.
Professora do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pos-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense.
Abstract: Discute-se o repositório institucional como um importante serviço criado no âmbito das redes eletrônicas e destinado a abrigar, preservar e disseminar, em acesso aberto, a informação científica produzida por instituições de ensino e pesquisa em C&T. Ressaltam-se aspectos envolvendo as problemáticas da literatura cinzenta contida em repositórios e da preservação da memória institucional por estes ensejada. Destacando-se o conceito e a finalidade de reuso da informação, em suas várias acepções, elege-se o repositório do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict/Fiocruz para ilustrar ações de reuso da informação. Embora não seja muito conhecido no ambiente acadêmico mais amplo, o tema do reuso já se encontra contemplado na literatura voltada para questões concernentes às características da informação disponibilizada em acesso aberto. Aponta-se que as atividades de ensino e de pesquisa podem beneficiar-se especialmente do reuso da informação, tendo em vista as oportunidades oferecidas para tal, por parte do repositório institucional. Assinala-se que este, embora seja um novo dispositivo no cenário dos serviços de informação em C&T, já encontra grande aceitação por parte de atores significativos dos ambientes acadêmicos e de pesquisa, sobretudo por oferecer grande visibilidade à produção dos autores e das respectivas instituições de vínculo. 
keywords: Repositório Institucional
Reuso da Informação Científica
Acesso Aberto à Informação
Comunicação Científica
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 7 - Número 2 - Suplemento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10.pdf162.48 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.