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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18361
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Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SUA PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE NO BRASIL
Difusão de Conhecimento
Lei 11.892/08
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Informação e Saúde
Knowledge Dissemination
Law 11.892/08
Federal Institutes of Education, Science and Technology. Information and health
Título alternativo
The Federal Institutes of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro State and your production and dissemination of health knowledge in BrazilAutor(es)
Afiliação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. São Gonçalo, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Para que um país se torne economicamente desenvolvido e seja capaz de melhorar os serviços oferecidos pelo Estado para a população é necessário que tenha, dentre outros fatores, instituições de ensino com profissionais que desenvolvam pesquisa e formem cidadãos críticos e conscientes. Criados pela Lei 11.892/08, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Além de oferecer cursos técnicos e tecnológicos visando a formação de cidadãos críticos e conscientes, os Institutos Federais têm como objetivo serem espaços de construção e democratização do conhecimento. Neste sentido, o interesse desta pesquisa se centra nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mais especificamente em verificar se e como eles se conformam na construção e disseminação do conhecimento na área de saúde produzido pelos pesquisadores vinculados a estas instituições. Para tal, serão identificados os professores coordenadores dos cursos do eixo saúde e analisadas as formas de escoamento do conhecimento em saúde produzido pela Rede Federal e quais os canais utilizados para disseminação deste conhecimento, a partir dos indicadores registrados na plataforma Lattes. De forma complementar, serão encaminhados questionários semi-abertos a estes coordenadores, visando conhecer canais e fluxos não identificados nas etapas preliminares. Espera-se assim obter indicativos do processo de difusão do conhecimento científico em saúde dos Institutos Federais e seu alinhamento com a missão institucional.
Resumo em Inglês
For a country to become economically developed and is able to improve the services offered by the state to the population it must have, among other factors, educational institutions with professionals to develop research and form skilled labor. Created by Law 11.892/08, the Federal Institutes of Education, Science and Technology are institutions of higher education, basic and professional multicurricular and multicampi, specialized in offering vocational and technological education in the various methods of teaching. Besides offering technical and technological courses aimed at labor qualification, the Federal Institutes aim to be a place of construction and democratization of knowledge. In this sense, the interest of this research focuses on the Federal Institutes of Education, Science and Technology, specifically to check whether and how they conform the construction and dissemination of knowledge in health produced by researchers linked to these institutions. To this end, we will identify the coordinating teachers of health courses and analyzed forms of flow of knowledge in health produced by the Federal Institutes and which channels used to disseminate this knowledge, from the indicators registered in the Lattes platform. Complementarily, semi-open questionnaires to the leaders of these groups will be sent, seeking to learn channels and flows not identified in the preliminary stages. It is expected to obtain an indicative of the process of diffusion of scientific knowledge in health of the Federal Institutes and its alignment with your institutional mission.
Palavras-chave
Comunicação CientíficaDifusão de Conhecimento
Lei 11.892/08
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Informação e Saúde
Palavras-chave em inglês
Scientific CommunicationKnowledge Dissemination
Law 11.892/08
Federal Institutes of Education, Science and Technology. Information and health
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