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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18689
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DissertaçãoDireito Autoral
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A TRAJETÓRIA DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO JORNAL "O GLOBO" (1925-1999)
Moraes, Priscila dos Anjos | Data do documento:
2015
Título alternativo
The history of breast cancer in Brazi: an analysis of the newspaper "O Globo" (1925-1999)Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O câncer de mama só começa a ser percebidos como um problema de saúde de elevada importância a partir da década de 1970, quando no âmbito das transformações sociais que passava o país, o papel social das mulheres começou a se modificar, ao mesmo tempo em que novas tecnologias médicas de exames e tratamentos pareceram dar novos alentos na luta contra a doença. Tais pressões acabam se refletindo nas políticas públicas de ampliação do número de mamógrafos por habitantes, leis, portarias, nas campanhas e documentos educativos do Ministério da Saúde.Nesse turbilhão de informações, os movimentos sociais se tornam mais um ator de cobrança do Estado para aquisição e implementação das novidades tecnológicas. Este trabalho busca analisar como foi construída a percepção da mídia jornalística sobre o câncer de mama e a mamografia no Brasil. Objetivamos compreender como o processo de difusão da ideia de diagnóstico precoce e do risco foi tratada nas reportagens do jornal O Globo no período de 1925 a 1999. A metodologia empregada para esta pesquisa consiste no levantamento de material do jornal O Globo relacionado ao câncer de mama e a mamografia. Nesse sentido, partimos do pressuposto que existe uma relação entre a percepção das mulheres acerca do câncer de mama, a divulgação midiática sob uma perspectiva de consumo da tecnologia e da produção científica, o que permite uma melhor compreensão do papel das mulheres como atores sociais no processo do controle do câncer de mama.
Resumo em Inglês
Breast cancer does not begin to be perceived as a health problem of great importance from the 1970s, when in the social transformations that passed the country, the social role of women began to change at the same time new medical technologies tests and treatments seemed to give new hope in the fight against the disease. Such pressures reflected in public policies for increasing the number of mammography by inhabitants, laws, ordinances, in campaigns and educational documents of the Ministry of Health. In such exceptional conditions, social movements will demand the state to purchase and implementation of new technologies. This paper seeks to analyze how was built the perception of the news media about breast cancer and mammography in Brazil. We aim to understand how the process of spreading the idea of early diagnosis and the risk was treated in the newspaper O Globo reports between 1925-1999. The methodology for this research is a survey of journalistic material related to breast cancer and mammography. In this sense, we assume that there is a relationship between the perception of women about breast cancer and the media disclosure under a consumer perspective of technology and science, which allows a better understanding of the role of women as social actors in process of breast cancer control.
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