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- IOC - Artigos de Periódicos [12659]
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A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CONTEXTUAL NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA
Alternative title
The importance of the contextual approach in the teaching of biosafetyAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Comissão Interna de Biossegurança. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
A biossegurança é um campo do conhecimento
que insere questões voltadas para organismos
geneticamente modificados e relacionadas
à proteção social e ocupacional do trabalhador. O
seu processo educativo visa à formação de um agente
participativo-transformador e, portanto, deve
ultrapassar a simples ideia da normalização. Dessa
forma, é importante contextualizar a biossegurança
dentro de uma estratégia de ensino construtivista
com a identificação dos seus conceitos estruturantes
– risco, perigo e acidente – que permitam
ao indivíduo compreender como o risco é percebido
na sociedade e enfocado na academia para,
em seguida, agregar múltiplas competências e enfrentá-lo.
Conhecer como as relações de trabalhosaúde,
suas implicações e impactos vem sendo construídas
ao longo do tempo, pode formar um cidadão
mais crítico e preparado para participar das
decisões de ordem político-social que podem influenciar
o seu futuro.
Abstract
Biosafety is a field of knowledge that
raises questions geared to genetically modified organisms
that are linked to social and job-related
employee protection. The educational process involves
seeking to create a participative and transforming
agent and must therefore transcend the
simple concept of teaching. Thus, it is important
to contextualize biosafety within a constructive
teaching strategy by identification of its core concepts
- risk, hazard and accident – which allows
each individual to understand how risk is perceived
within society and dealt with in academia
in order to add multiple skills to tackle the situation.
Understanding how the relationship between
work and health and its consequences and effects
are constructed over the course of time, makes it
possible to train more critical and well prepared
citizens to participate in decisions of a political
and social nature that can influence their future.
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