Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19049
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: CRIAÇÃO DE UM CASO CLÍNICO SOBRE ÚLCERAS POR PRESSÃO COM O SOFTWARE SIACC
La integración de las tecnologías digitales en la educación de enfermería: simulación de un caso clínico sobre úlcera de decúbito con el software SIACC
Tecnologia educacional
Simulação por computador
Ensino
Enfermagem
Educational technology
Computer simulation
Teaching
Nursing
Tecnologia educacional
Simulación por computador
Enseñanza
Enfermeira
Título alternativo
Integration of digital technologies in nursing teaching: simulation of a clinical case about pressure ulcers with the SIACC softwareLa integración de las tecnologías digitales en la educación de enfermería: simulación de un caso clínico sobre úlcera de decúbito con el software SIACC
Autor(es)
Afiliação
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Resumo
A atenção à saúde exige cada vez mais profissionais com habilidades de pensamento crítico-reflexivo e tomada de decisões, constituindo um desafio aos educadores a implementação de metodologias ativas de aprendizagem condizentes com o avanço tecnológico atual. Dessa forma, o intuito deste artigo é apresentar o desenvolvimento de simulação de um caso clínico por meio do software SIACC (Sistema Interdisciplinar de Análise de Casos Clínicos) para auxiliar o estudo de fundamentos de enfermagem. O processo de criação do caso clínico no SIACC foi dividido em duas etapas: cadastro de informações e montagem do caso. O casopiloto desenvolvido sobre ‘úlceras por pressão’ apresenta imagens, vídeos, artigos e exercícios para facilitar o aprendizado do aluno sobre o tema abordado. Os resultados apresentados reforçam que a utilização de simulação clínica virtual no ensino dessa profissão favorece a correlação entre as atividades teóricas e as experiências clínicas, auxiliando o aluno no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para o exercício do cuidado de enfermagem.
Resumo em Inglês
The health care demands more and more professionals with reflexive critical thinking and decision-making habilities. Therefore, is a challenge to educators to implement active learning methodologies that are befitting with the technology development today. Thus, the goal of this article is to present the development of a simulation of a clinical case using the software titled SIACC (Sistema Interdisciplinar de Análise de Casos Clínicos – interdisciplinary system for analysis of clinical cases) to improve the study of nursing fundamentals. The process to simulate clinical case with the SIACC was divided in two steps: information register and the case setting in the software. The pilot project about “pressure ulcers” includes pictures, videos, articles and exercises to facilitate the learning of the theme by the student. The results ratify that the use of clinical simulation through that software in nursing education facilitates the correlation between theory and clinical experiences, enabling the student to develop knowledge, skills and attitudes that are fundamental to nursing care.
Resumo em Espanhol
La atención de salud requiere cada vez más profesionales con habilidades de pensamiento crítico y reflexivo y toma de decisiones, siendo un desafío para los educadores aplicar metodologías de aprendizaje activo en consonancia con el avance tecnológico actual. El objetivo de este artículo es presentar el desarrollo de una simulación de un caso clínico con utilización del software SIACC (Sistema Interdisciplinar de Análise de Casos Clínicos – sistema interdisciplinario de casos de análisis clínico) para ayudar al estudio de los fundamentos de enfermería. El proceso de creación del caso en SIACC se dividió en dos etapas: el registro de informaciones y el montaje de caso clínico. El caso piloto acerca de las “úlceras de decúbito” muestra imágenes, videos, artículos y ejercicios para facilitar el aprendizaje, por los estudiantes, del tema tratado. Los resultados que se presentan confirman que el uso de la simulación clínica virtual en la educación de enfermería favorece la correlación entre las actividades teóricas y experiencias clínicas, ayudando a los estudiantes a desarrollar conocimientos, habilidades y actitudes esenciales para el ejercicio de los cuidados de enfermería.
Palavras-chave
Educação em enfermagemTecnologia educacional
Simulação por computador
Ensino
Enfermagem
Palavras-chave em inglês
Nursing educationEducational technology
Computer simulation
Teaching
Nursing
Palavras-chave em espanhol
Educación em enfermeiraTecnologia educacional
Simulación por computador
Enseñanza
Enfermeira
Compartilhar