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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19468
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AFINAL O QUE É NEGLIGÊNCIA? UM ESTUDO SOBRE NEGLIGÊNCIA CONTRA CRIANÇAS
Mata, Natália Teixeira | Data do documento:
2016
Título alternativo
So what is negligence? A study of negligence against childrenAutor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A presente dissertação possui como objetivo a análise do conceito de negligência
contra crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica acerca da aplicação deste
conceito descrito em publicações científicas, cujo foco contempla as áreas de
pediatria, psicologia, saúde coletiva e serviço social. A intensidade de casos de
negligência e os seus possíveis danos ao desenvolvimento infantil, bem como as
dificuldades enfrentadas na aplicação do seu conceito em diversos campos
científicos, reforça a importância da compreensão dessa problemática. O estudo
busca refletir criticamente, através do método hermenêutico-dialético, sobre a
complexidade do conceito de negligência e sua apropriação pelas diferentes áreas
de conhecimento aqui destacadas para a análise. Os resultados revelam que a
pluralidade de vertentes do conceito dificulta a qualificação dos casos como
negligência e mostra as tensões da utilização do mesmo na atuação profissional.
Além disso, o conceito de negligência perpassa dentro de uma lógica acusatória em
determinadas situações, cuja apropriação pode ser entendida como forma de
“dominação” sobre a arte do cuidado na infância. Conclui-se que há diversos fatores
da e na sociedade que entrelaçam as situações de negligências e são frutos dos
“dramas sociais”, fato que colabora com a diferenciação de olhares e sentidos dados
a seu conceito.
Resumo em Inglês
This work has aimed to analyze the concept of negligence against children. This is a
bibliographic research on the application of the concept of negligence described in
scientific publications, whose focus includes the pediatrics, psychology, public health
and social service. The intensity of cases of negligence and their possible damage to
children's development and the difficulties faced in implementing its concept in
various scientific fields, reinforces the importance of understanding this problem. The
study seeks to reflect critically, through the hermeneutic-dialectic method, based on
the complexity of the concept of ownership of negligence by the different areas
highlighted here for analysis. The results show that the plurality of strands concept
difficult to qualify as negligence cases and shows the stresses of use of the concept
in professional performance. Moreover, the concept of neglect pervades within a
criminological logic, whose ownership can be understood as a form of "domination"
over the care of art in childhood. It is concluded that there are several factors and
society intertwining situations of negligence, they are the result of "social drama", a
fact that contributes to the differentiation of looks and meanings given to its concept.
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