Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19486
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: O CASO DA ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - ESPPE
Educação Profissional Em Saúde
Docência na Saúde
Concepções Curriculares
Flexibilização do Trabalho Docente
Precarização do Trabalho Docente
Professional Education in Health
Teaching in Health
Curricular Concepts
Flexibilization of Teaching Work
Precarization of Teaching Work
Bernardo, Josinaldo Carlos de Lima | Date Issued:
2016
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
A formação dos trabalhadores técnicos da saúde tem sido realizada pelas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde – ET-SUS, que além de promoverem cursos de qualificação técnica são responsáveis pela implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS. A docência nessa área tem sido historicamente desenvolvida por trabalhadores com formação de nível superior com ou sem experiência nas áreas da saúde e educação. Neste sentido o trabalho docente nas ET-SUS constituiu-se com características muito específicas para atender as necessidades dos programas e projetos de formação dos trabalhadores da área da saúde. O objetivo deste estudo foi identificar como se dá o desenvolvimento profissional docente na Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco – ESPPE. As bases e procedimentos metodológicos utilizados encontram-se fundamentados na pesquisa qualitativa em educação com base na revisão da literatura e no método de análise documental que teve por objetivo ir até os documentos normativos de fonte primária da ESPPE. As análises apontaram que alguns aspectos adotados para implementação da docência na ESPPE contribuem de um lado para desqualificação do trabalho docente e de outro lado para não eficácia do desenvolvimento profissional docente na área da saúde.
Abstract
The formation of technical health workers has been carried out by The Technical Schools of the Health System, besides providing technical training courses they are responsible for implementing the National Policy of Permanent Education in Health - PNEPS. The teaching in this area has historically been developed by workers with academic training with or without experience in the areas of health and education. In this sense the teaching work in ET-SUS constituted with very specific features to meet the needs of the programs and projects of training of workers in the health field. The aim of this study was to identify how is the professional development of teachers at the Government School of Public Health of the State of Pernambuco. The bases used and methodological procedures are based on qualitative research in education based on literature review and document analysis method that aimed to go to the normative documents of primary source of ESPPE. The analysis pointed out that some aspects of teaching adopted for implementation in ESPPE contribute on one side to disqualify teaching work and on the other hand not effective teacher professional development in health.
Keywords in Portuguese
DocentesEducação Profissional Em Saúde
Docência na Saúde
Concepções Curriculares
Flexibilização do Trabalho Docente
Precarização do Trabalho Docente
Keywords
TeachersProfessional Education in Health
Teaching in Health
Curricular Concepts
Flexibilization of Teaching Work
Precarization of Teaching Work
Share