Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19614
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- ENSP - Artigos de Periódicos [2347]
Metadata
Mostrar registro completo
OS ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A AVALIAÇÃO NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIFESO
Los espacios de construcción del conocimiento y la evaluación en el currículo integrado del curso de enfermería de UNIFESO
Título alternativo
Spaces of knowledge construction and evaluation in the integrated curriculum of UNIFESO’S nursing graduation courseLos espacios de construcción del conocimiento y la evaluación en el currículo integrado del curso de enfermería de UNIFESO
Autor(es)
Afiliação
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Reflexão sobre os espaços de construção do conhecimento e os processos avaliativos que surgiram na nova conformação curricular do Curso de Enfermagem do UNIFESO. Os espaços de construção do conhecimento são atividades, estratégias e cenários que se constituem em oportunidades de aprendizagem para estudantes e professores e incluem as sessões tutoriais, o estudo autodirigido, as conferências, as instrutorias nos laboratórios das ciências básicas e no laboratório de habilidades, além das atividades de integração ensino-trabalho-cidadania. Frente essa proposta pedagógica diferenciada, se implantou estratégias baseadas na avaliação formativa, como o portfólio.
Resumo em Inglês
The aim of this article was to present and reflect on spaces of knowledge construction and on the evaluative
processes which arose in the new curriculum of UNIFESO ́s Nursing Course. Spaces of knowledge construction
are activities, strategies and scenarios which of fer learning opportunities for students and teachers alike,
and include tutorials, private study, conferences and instruction in the laboratory of basic sciences and in
the laboratory of skills, in addition to teaching-work-citizenship integration activities. In the light of this
differentiated pedagogical approach, strategies were adopted based on formative evaluation, such as the
portfolio.
Resumo em Espanhol
El presente artículo se propone presentar y reflexionar sobre los espacios de construcción del conocimiento
y los procesos de evaluación que surgieron en la nueva conformación curricular del Curso de Enfermería de
UNIFESO. Los espacios de construcción del conocimiento son actividades, estrategias y escenarios que se
constituyen en oportunidades de aprendizaje para estudiantes y profesores e incluyen las sesiones tutelares,
el estudio autodirigido, las conferencias, las clases de instrucción en laboratorios de ciencias básicas
y en el laboratorio de habilidades, además de las actividades de integración enseñanza-trabajo-ciudadanía. Frente a esta propuesta pedagógica diferenciada, se implantaron estrategias basadas en la evaluación formativa, como el portfolio.
Compartilhar