Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19684
Title: "Jogando água" explorando as potencialidades do jogo como material paradidático
Advisor: Meirelles, Rosane Moreira Silva de
Members of the board: Ferreira, Francisco Romão
Souza, Isabela Cabral Felix de
Oliveira, Luiza Rodrigues de
La Rocque, Lucia Rodriguez de
Fontoura, Helena Amaral da
Authors: Costa, Elaine Cristina Pereira
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A água é um importante recurso natural, cuja qualidade está diretamente relacionada à saúde humana, uma vez que pode facilmente veicular microrganismos patogênicos, provocando assim, diversas patologias. Esta dissertação teve como finalidade discutir a aplicabilidade do material didático \201CJogando água\201D em novos contextos, a fim de facilitar o aprendizado acerca das doenças relacionadas à água, como forma de introdução ao tema transversal Água e Saúde. O jogo foi produzido por alunos do 7º ano do ensino fundamental, em 2005, a partir de uma metodologia participativa. O recurso didático foi apresentado a turmas do 7º ano do ensino fundamental de 2 escolas do município do Rio de Janeiro no ano de 2011. Antes da atividade, foi realizada coleta de dados através de questionário para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes acerca da água, sua importância, utilidades para os seres humanos, poluição e possíveis relações com as doenças Os resultados mostraram que os estudantes pesquisados reconhecem a importância da água e sua utilização pelos seres humanos, suas características, participação na constituição dos seres vivos, além de aspectos ambientais relacionados à poluição, desperdício e lixo. Os dados mostraram também que há dificuldade em relacionar a presença de microrganismos e patologias humanas. O jogo foi amplamente aceito pelos estudantes e a avaliação feita pelos mesmos sugere que o uso de materiais lúdicos pelo professor, pode ser um importante instrumento facilitador da aprendizagem na sala de aula, capaz de estimular a curiosidade e criatividade dos alunos, tornando as aulas mais produtivas tanto para o educando quanto para o educador.
Abstract: Water is an important natural resource, whose quality is directly related to human health, since it can easily convey pathogenic microorganisms, thus causing several diseases. This dissertation intended to discuss the didactic material’s applicability called “Playing water” in new context in order to facilitate learning about diseases related water, as way to introduction at crosscut theme “Water and Health”. The game was produced by elementary school’s students in the 7th year, in 2005, from a participatory methodology. The didactic resource was presented to classes in the 7th year of elementary education in two schools in the Rio de Janeiro in 2011. Before the activity, data collection was done through questionnaire to survey the students' prior knowledge about water, its importance, uses for humans, pollution and possible relations to the disease. Results showed that the students surveyed recognize the importance of water and its widespread use by humans, their characteristics, participation in the formation of living be ings, as well as environmental pollution, waste trash. The data also showed there is difficult to relate the presence of microorganisms with human disease. The game was widely accepted by students and evaluation made by the students suggests that the use of ludic material by the teacher may be an important facilitator of learning in the classroom, it can stimulate students' curiosity and creativity, making lessons more productive for both the student and for the educator.
DeCS: Doenças Transmitidas pela Água
Água
Jogos Experimentais
Ciência/educação
Ensino Fundamental e Médio
Issue Date: 2013
Citation: COSTA, Elaine Cristina Pereira. "Jogando água" explorando as potencialidades do jogo como material paradidático. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.
Date of defense: 2013-02-28
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elaine_costa_ioc_mest_2013.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.