Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20431
Title: As funções de Funcções do Cérebro- 1876: um estudo do evolucionismo de Domingues Guedes Cabral - 1852-1883
Other Titles: The functions of 'Funcções do Cerebro' - 1876: a study of the evolutionism of Domingues Guedes Cabral - 1852-1883
Advisor: Waizbort, Ricardo
Members of the board: Frezzatti Junior, Wilson Antonio
Edler, Flavio Coelho
Silva, Edson Pereira da
Teixeira, Luiz Antonio
Authors: Pereira Filho, Roberto Sobreira
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciência e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O livro Funcções do Cerebro (1876), do médico baiano Domingos Guedes Cabral (1852-1883), é reconhecido como um dos primeiros trabalhos nacionais a expor e defender teorias darwinistas. A importância deste fato liga-se diretamente à dinâmica do final do século XIX, quando os intelectuais brasileiros dialogavam intensamente com teorias européias a fim de interpretar os problemas nacionais contemporâneos, tais como Guerra do Paraguai, escravidão, regime político, adoção de mão de obra imigrante e educação do povo. Ciente da necessidade de maiores investigações em relação à recepção das teorias evolucionistas no Brasil, este trabalho se propôs a investigar o livro Funcções do Cerebro (1876) perseguindo dois objetivos principais: 1) esclarecer como Guedes Cabral compreendeu e utilizou o evolucionismo em sua argumentação e 2) demonstrar a finalidade do argumento de Guedes Cabral, ou seja, qual o sentido que suas idéias apresentam. Como orientação metodológica foram utilizados os trabalhos de Jean Baptiste Lamarck (1744- 1829), Herbert Spencer (1820-1903), Charles Darwin (1809-1882), e Ernst Haeckel (1834- 1919), além das discussões de Mayr (1998) e John C. Greene (1981) acerca dos significados do termo darwinismo. Os resultados encontrados apontam para o uso do darwinismo como parte de um projeto ideológico, coerente com as posições políticas de Guedes Cabral em relação ao regime imperial, por um lado, e à institucionalização da medicina nacional, por outro. Dentro da esfera biológica, a obra analisada apresenta uma continuidade com o desenvolvimento da atividade científica brasileira no início do século XX, como considerações sobre o campo da medicina criminal e a proposição do exercício cerebral como forma de aperfeiçoar o homem brasileiro. Funcções do Cerebro (1876) representa um exemplo importante da dinâmica intelectual do último quartel oitocentista brasileiro, quando teorias intelectuais misturaram-se inextrincavelmente a propostas políticas, impossibilitando uma demarcação clara entre as duas esferas.
keywords: História da Medicina
Darwinismo
DeCS: Ciência
Evolução
Issue Date: 2008
Citation: PEREIRA FILHO, Roberto Sobreira. As funções de Funcções do Cérebro- 1876: um estudo do evolucionismo de Domingues Guedes Cabral - 1852-1883. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2008.
Date of defense: 2008-06
Place of defense: Rio de Janeiro
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciência e da Saúde.
Program: Programa de Pós-Graduação em História das Ciência e da Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:COC - PPGHCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
57.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.