Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2346
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOS NÍVEIS SUPERIOR E MÉDIO
Educação Superior em Saúde
Ensino em Serviços de Saúde
Inserção Precoce de Alunos de Graduação nos Serviços de Saúde
Health University Education
Teaching at Health Care Unites
Early Participation at all Levels of Health Services
Educação em Saúde
Prática Profissional
Educação Superior
Serviços de Saúde
Pessoal Técnico de Saúde
Ensino Fundamental e Médio
Ensino
Aprendizagem
Currículo
Educação Médica
Pessoal de Saúde
Marsden, Melissa | Date Issued:
2009
Alternative title
Inseparability of theory and practice: experiences of teaching in the training of health professionals at the upper and middleAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A presente dissertação tem como propósito geral discutir estratégias de ensino
implantadas tanto na formação de profissionais de saúde de nível superior quanto de
nível médio que utilizam como premissa a relação prática-teoria-prática. Estas
estratégias têm ganhado posição de destaque nos debates atualmente traçados em
prol da realização de mudanças na formação no campo da saúde. Inicialmente é
apresentado o contexto em que surge esse movimento de mudança, suas principais
críticas e princípios. Analisam-se as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de
Graduação em Saúde fazendo um paralelo com as Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Técnico – área da saúde, apontando algumas de suas similaridades e
particularidades. Relatam-se experiências de ensino no nível superior, a partir de
textos levantados na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em
Ciências da Saúde (LILACS), disponível no site da Biblioteca Virtual em Saúde
(BVS). Apresenta-se ainda uma discussão sobre os processos de ensino integrados a
serviços de saúde, aprofundando a questão da inserção de alunos no serviço desde o
início de seu curso universitário. São descritas nove experiências dessa "inserção
precoce", apresentando a ótica dos autores acerca dos principais obstáculos
enfrentados e seus resultados. Em relação ao nível médio, é narrada a experiência
pedagógica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e que visa realizar a integração entre os
conteúdos abordados em sala de aula e a prática profissional. A EPSJV tem posição
de destaque na produção de conhecimento acerca da formação de técnicos em saúde.
Ao descrever e analisar esta experiência, tenta-se aproximar questões comuns ao
nível superior e médio de formação de trabalhadores para o sistema de saúde.
Abstract
The main purpose of this work is to discuss educational strategies currently used in
Brazil at both under graduate and university health education. These strategies have
as proposition the use of the ratio practice-theory-practice and are gradually gaining
more space on the debates that battle to change the education on the health sector.
Initially, the context in which this change activity emerges, its main critiques and
principals are presented. An analyses of Brazil’s national curricular guideline
concerning under graduate and university education to the health sector is made,
pointing out its similarities and particularities. The educational experiences that take
place at the university are reported based on articles brought up at a virtual LatinAmerican data base called Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da
Saúde (LILACS), which its content is possible to access by a virtual health library
home page called Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). The educational processes that
take pace at health services are also discussed. At this matter, it is given emphasis on
a strategy commonly called in Brazil as “early introduction”, in which students are
taken to health services since their first year of graduation. Nine of these kinds of
experiences are described, showing the authors vision concerning the main obstacles
faced and their results. About under graduate education, the document presents the
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio’s (EPSJV), one of Fundação
Oswaldo Cruz’s (FIOCRUZ) units, experience. The purpose of this strategy is to
better integrate the contents approached during classes and the professional practice.
This school in particular has a prominent status at the academic knowledge
production involving under graduate education to the health sector. By describing
and analyzing its experience, attempts to approximate the similarities between under
graduate and university education of health workers to Brazil’s health system.
Keywords in Portuguese
Educação Profissional em Saúde PúblicaEducação Superior em Saúde
Ensino em Serviços de Saúde
Inserção Precoce de Alunos de Graduação nos Serviços de Saúde
Keywords
Health Under Graduate EducationHealth University Education
Teaching at Health Care Unites
Early Participation at all Levels of Health Services
DeCS
Ocupações em SaúdeEducação em Saúde
Prática Profissional
Educação Superior
Serviços de Saúde
Pessoal Técnico de Saúde
Ensino Fundamental e Médio
Ensino
Aprendizagem
Currículo
Educação Médica
Pessoal de Saúde
Share