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O OLHAR DOCENTE SOBRE A BIOSSEGURANÇA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
Carvalho, Paulo Roberto | Fecha del documento:
2008
Autor
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A natureza dinâmica do conhecimento científico requer uma contínua atualização de seus conceitos e práticas por parte de docentes e discentes. Neste contexto, insere-se a Biossegurança, definida por
um conjunto de saberes e ações que objetivam minimizar os riscos inerentes às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, bem como outras práticas realizadas em serviços de saúde.
O estudo foi realizado no período 2005-2008 em escolas da rede pública de ensino médio do Rio de Janeiro e teve por objetivo investigar as percepções de professores de ciências a respeito da Biossegurança, sua difusão temática e possível contribuição para conscientização de futuros
profissionais quanto aos potenciais riscos presentes no ambiente de trabalho, assim como para a sua formação cidadã. Os sujeitos participantes foram 34 professores de ciências e a pesquisa assumiu
um caráter teórico-empírico com abordagem qualitativa, sendo também considerados dados quantitativos que emergiram durante o estudo e que foram analisados à luz da multirreferencialidade. Justificou esta pesquisa o fato de as escolas de ensino médio congregarem um número bastante
expressivo de professores de ciências que lidam com alunos não somente na sala de aula, mas também nas práticas laboratoriais. Os resultados obtidos apontam que os sujeitos da pesquisa consideram relevante a inserção da biossegurança na escola e que se repassada aos alunos, estes poderão exercer suas futuras atividades laborais com maior discernimento quanto aos potenciais riscos assim como frente ao exercício de sua cidadania. Além disso, apontam também os resultados,
que os professores, se devidamente sensibilizados, motivados e capacitados, poderão trabalhar conceitos de biossegurança nas aulas de ciências, tanto no âmbito teórico como teórico/prático. Esta percepção foi validada e justificada frente aos nossos dados referentes à grande diversidade de agentes de riscos presentes na rotina laboratorial das aulas ministradas nestes ambientes, somados aos casos, relatados nos questionários aplicados, de acidentes envolvendo alunos e docentes. Os
resultados do presente estudo estimulam a incorporação do ensino de biossegurança nas disciplinas de ciências no nível médio, podendo ainda contribuir como parâmetro norteador de políticas públicas no que se refere à inclusão da biossegurança no sistema educacional brasileiro.
Resumen en ingles
The dynamic nature of the scientific knowledge requires a continuous updating of its concepts and practices by teachers and students. Biosafety can be defined as set of knowledge and actions aiming to reduce and impair the different kind of risks present in teaching activities, in research, technological development, as well as in other laboral practices performed in the health systems. The study was developed between 2005 and 2008 in public high schools from Rio de Janeiro State. Our main objective was to evaluate the perceptions of science teachers on biosafety concepts, its possible inclusion in the science lessons and potential contribution to the future professional abilities as well as
citizen formation of the students. The participants were 34 science teachers and the research displayed an empirical-theoretician character employing qualitative approach. However, quantitative data that arose during the present analysis were also considered and analyzed in the in the light of multireferenciality. The high schools were chosen because they congregate an expressive number of science teachers working not only in the classroom lessons, but also in those practical activities
performed in school laboratories. The results show that the science teachers considered the inclusion of Biosafety concepts, within the school programs, a very relevant issue, aiming to contribute not only to the professional abilities development of their students as well as to their citizen formation. Besides, the data also indicate that if properly motivated, teachers could be able to work more properly on Biosafety concepts and practices during their science lessons. These perceptions were strengthened by our present results that revealed the great diversity of risk agents present in the school laboratorial routine, as well as by the high number of accidents involving both students and teachers, which were presently reported in the questionnaires. The present study gives fundamental support to stimulate the incorporation of a Biosafety program within science lessons of the Brazilian High Schools, as well as within the whole educational system.
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