Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23734
Title: Tendências e perspectivas de pesquisa sobre repositórios digitais no Brasil: uma análise de rede sociais (ARS)
Authors: Gama, Ivanilma de Oliveira
Carvalho, Lidiane dos Santos
Affilliation: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa é mapear a rede de coautoria científica de pesquisadores brasileiros que publicaram sobre a temática dos repositórios digitais, além de, identificar os atores com maior índice de centralidade na democratização do conhecimento sobre o tema nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Para a presente investigação empregou-se o Método Relacional de Análise Informacional (MRAI) que parte das seguintes dimensões: quantitativas - as técnicas bibliométricas e medidas de análise de redes sociais (ARS) e  qualitativas - categorias analíticas da teoria social de Pierre Bourdieu e de seus conceitos como campo científico e capital social.  Para a análise dos dados, fez-se uso do software UCINET 5.0 e para os gráficos, utilizou-se também o VOSviewer. Os resultados evidenciam a maior incidência dos pesquisadores que atuam na Universidade Federal de Minas Gerais com alto índice de citações e centralidade de grau na área, seguidos dos que estão vinculados a Universidade Federal de São Carlos e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Por fim, recomenda-se a popularização dos repositórios institucionais nas universidades e institutos de pesquisa pela formação de elos entre atores centrais a fim de promover a democratização do acesso aberto a informação científica no Brasil. 
keywords: Repositórios Digitais
Análise de Redes Sociais
Informação Científica
Acesso Aberto
Evolução da Ciência
Comunicação Científica
Ciência da Informação.
Issue Date: 2017
Citation: GAMA, Ivanilma de Oliveira; CARVALHO, Lidiane dos Santos.tendências e perspectivas de pesquisa sobre repositórios digitais no Brasil: uma análise de rede sociais (Ars). RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, p. 1-14, nov. 2017. Suplemento.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 11 - Suplemento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6.pdf553.27 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.