Advisor | Moreira, Carlos Otávio Fiúza | pt_BR |
Author | Moraes, Sílvia Helena Mendonça de | |
Access date | 2011-05-04T12:36:22Z | |
Available date | 2011-05-04T12:36:22Z | |
Document date | 2009 | pt_BR |
Citation | MORAES, Sílvia Helena Mendonça de. Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.other | BR526.1; R614.07, M827a | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo analisa os processos (modelos e práticas) de avaliação da aprendizagem na Escola Técnica do SUS- ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul e que tem como missão a formação e qualificação de trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram utilizadas as seguintes fontes de informação: a) projetos dos cursos técnicos (Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico em Hemoterapia); b) planos de ensino ou programas das disciplinas; c) instrumentos de avaliação utilizados pelos professores; d) questionário; e) entrevistas semi-estruturadas. O objetivo desse estudo é refletir sobre os processos de avaliação praticados na ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, considerando os relatos dos professores acerca dessas práticas avaliativas, a coerência desses relatos com os planos de ensino ou programas das disciplinas e os projetos dos cursos técnicos, tendo em vista alguns modelos (formativo e tradicional) de avaliação trabalhados por teóricos da educação. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a ETSUS Profª Ena de Araújo Galvão está passando por um processo de transição quanto ao modelo de avaliação da aprendizagem praticado. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação Formativa | pt_BR |
Subject in Portuguese | Escola Técnica do SUS | pt_BR |
Title | Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão | pt_BR |
Alternative title | Assessment of learning in professional education: a study of the technical school SUS Prof. Ena de Araujo Galvão | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Santos, Gideon Borges dos | pt_BR |
Abstract | This study analyses the records (samples and practices) of learning assessment at Escola Tecnica do SUS – ETSUS “Prof . Ena de Araujo Galvao”, an institution linked to the Health Department of Mato Grosso do Sul that has as its mission the training and qualification of workers from the intermediate level of the Sistema Único de Saude (SUS). The following sources of information were used for this study: a) records from these technical courses (Nursing technician, Dental Hygienist technician, Radiology technician, Hemotherapy technician ); b) teaching plans or the program of the subjects studied; c) instruments used by the teachers to assess the students; d) questionnaires; e) semi-structured interviews. This study intended to reflect upon the assessment methods applied at ETSUS “Prof Ena de Araujo Galvao”, taking into consideration the reports from the teachers about these methods, the consistency of these reports in relation to the teaching plans or program of the subjects and the records from the technical courses, having in mind some records samples (formative and traditional) of assessment used by theoreticians of education. Based on the results obtained, it was possible to realize that ETSUS “Prof. Ena de Araujo Galvao” is going through a process of transition regarding the method of learning assessment applied. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Learning Assessment | |
Subject | Professional Education | |
Subject | Formative Assessment | |
Subject | Escola Tecnica do SUS | |
Member of the board | Moreira, Carlos Otávio Fiúza | |
Member of the board | Ribeiro, Eliana Claúdia Otero | |
Member of the board | Oliveira, Simone | |
Member of the board | Oliveira, Rosely Magalhães de | |
Member of the board | Vale, Lilian do | |
DeCS | Avaliação | |
DeCS | Educação Profissionalizante | |
DeCS | Escolas de Saúde Pública | |
DeCS | Sistema Único de Saúde | |