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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24023
EXPERIÊNCIAS NORTE-AMERICANAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL E EM SÃO PAULO (1927-1935): ANÍSIO TEIXEIRA, NOEMI SILVEIRA, ISAÍAS ALVES E LOURENÇO FILHO
Rocha, Ana Cristina Santos Matos | Date Issued:
2016
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho analisa a atuação de quatro educadores brasileiros – Anísio Teixeira, Noemy Silveira, Isaías Alves e Lourenço Filho – entre as décadas de 1920 e 1930,tendo como ponto de convergência principal as viagens de estudos que realizaram para o Teachers College da Universidade de Columbia, Nova Iorque. O objetivo da pesquisa é investigar como o diálogo que foi resultado desses intercâmbios influenciou as trajetórias desses quatro autores e suas práticas educacionais, relacionando seus percursos com o da própria história da educação brasileira. Para isso, examinamos o contexto que propiciou esses intercâmbios, enfatizando o papel do International Institute do Teachers College Universidade de Columbia nesse processo. Além de espaço de interseção entre as trajetórias, o Instituto Internacional do Teachers College e sua política de acolhimento de alunos estrangeiros está inserida num contexto de internacionalização do pensamento científico e educacional, que pode ser melhor compreendida a partir da relação que estabeleceu com o seu principal financiador: a Fundação Rockefeller. Por isso, a pesquisa se debruçou também na multiplicidade de interesses que permearam o discurso de internacionalização do Teachers College, ressaltando também a diversidade de pontos de vista adotados pelos professores dessa faculdade, dentro do debate educacional norte-americano. Ao mesmo tempo, a pesquisa dimensiona as diferentes experiências que cada um desses intelectuais vivenciou, tanto no que diz respeito ao contexto norte-americano quanto em relação
aos objetivos que possuíam em suas viagens de estudo. A ideia foi examinar o diálogo entre esses interesses, a posição que ocupavam quando viajaram aos Estados Unidos e as teorias que estudaram a partir das diferentes disciplinas que assistiram. Nesse sentido, cabia considerar as diferenças significativas no contexto que presenciaram, entre os anos que separam a primeira viagem de Teixeira, em 1927, e a viagem de Lourenço Filho, em 1935. Por fim, exploramos o trabalho que desenvolveram quando retornaram ao Brasil: Anísio Teixeira na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal, Noemy Silveira no Serviço de Psicologia Aplicada de São Paulo, Isaías Alves no Serviço de Testes e Medidas do Distrito Federal e Lourenço Filho no Instituto de Educação do Rio de Janeiro.
Abstract
This study investigates the work of four Brazilian educators – Anísio Teixeira, Noemy Silveira, Isaías Alves e Lourenço Filho – between the 1920s and 1930s, focusing on the convergence of their educational experience as students at the Teachers College at Columbia University, New York. The aim of this research is to investigate the influence of these
international exchanges in the trajectories of the mentioned authors and their educational practices, connecting their journeys with the history of Brazilian education. To this end, we examine the context that encouraged such exchanges, emphasizing the role of the International Institute of Teachers College (Columbia University) in the process. In addition to its role as an intersection of these four exchange experiences, the International Institute of Teachers College and its policy of welcoming foreign students is part of an effort to promote international understanding through scientific and educational relations. Then, it can be better understood if we investigate the relationship between the Institute and its
main sponsor: the Rockefeller Foundation. Therefore, this research analyses the multiple interests involved in the Teachers College discourse of internationalization, also highlighting the variety of points of view defended both by Teachers College professors and north-American
educators in general. At the same time, the research assesses the different experiences that each of these intellectuals experienced, both regarding the North American context and in relation to the goals
they had in their field trips. My goal was to examine the dialogue between these interests, the position they occupied when they travelled to the United States, and the theories they studied from the different disciplines they attended. In this sense, it was necessary to consider the significant differences in the context they witnessed between the years separating Teixeira's first voyage in 1927 and the voyage of Lourenço Filho in 1935. Finally, we explore the work developed when they returned to Brazil: Anísio Teixeira at the Departament of Education of Distrito Federal, Noemy Silveira at the Service of Applied Psychology in São Paulo, Isaías
Alves in the Service of Tests and Measurements in Distrito Federal e Lourenço Filho at the Instituto de Educação of Rio de Janeiro.
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