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2030-01-01
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12776]
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TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA E O LUGAR DA DEONTOLOGIA E ÉTICA NA FORMAÇÃO HUMANISTA: UMA DISCUSSÃO CURRICULAR
Deontologia e Ética Farmacêutica
Currículo Farmacêutico
Educação farmacêutica
Formação Humanista
Deontology and Pharmaceutical Ethics
Pharmaceutical Curriculum
Pharmaceutical Education
Humanistic Formation
Affilliation
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
A partir da criação do SUS houve a necessidade de se modificar a formação do farmacêutico para um perfil generalista, crítico, reflexivo e humanista para atender a sociedade no seu direito fundamental de integralidade à saúde. Esta adequação ainda é difícil, pois o perfil especialista e tecnicista, prevalente por mais de cem anos, acaba por relegar as disciplinas humanísticas ao segundo plano. Por isso, este artigo tem por objetivo apontar o pouco destaque que as disciplinas obrigatórias do núcleo das Ciências Humanas, em especial a Deontologia, têm na construção curricular. Para contextualização foi feito um levantamento histórico que sugere que demandas econômicas influenciaram nas políticas públicas curriculares que definem o perfil do egresso. Em adição, um levantamento de artigos relativos ao ensino de Deontologia Farmacêutica mostra que poucos se preocupam em refletir sobre o tema. Paralelamente, um levantamento das matrizes curriculares dos cursos de Farmácia do estado do Rio de Janeiro, disponíveis na internet, demonstra que o espaço a ela reservado é pequeno, irregular e as ementas são heterogêneas. Os fatos levantados podem explicar a resistência em mudar, pela pouca familiaridade que o farmacêutico ainda tem com as Ciências Humanas.
Abstract
Since the creation of the Brazilian National Health System there was a need to change the pharmacists´ formation to a generalist, critical, reflective and humanist profile so as to meet the fundamental right of society to comprehensive health care. This adequacy is still difficult, for the specialist and technical profile, prevalent for over a century, ends up relegating the humanistic disciplines to a second place. Due to that, this article aims to pint to the little emphasis shown towards he mandatory disciplines of the Human Sciences core, in specially Deontology, in curricular construction. In order to contextualize, a historical survey was carried out, suggesting that economical demands have influenced curricular political policies that define the egress´s profile. In addition, a survey of articles related to the teaching of Pharmaceutical Deontology shows that there have been few reflections on the theme. In parallel, a survey of curricular matrixes of the Pharmacy courses of Rio de Janeiro State, available on internet, shows that the space allocated to it is small, irregular, and that the syllabi are heterogeneous. The data collected may explain the resistance to change, due to the little familiarity that pharmacists still have towards the Human Sciences.
Keywords in Portuguese
Ensino FarmacêuticoDeontologia e Ética Farmacêutica
Currículo Farmacêutico
Educação farmacêutica
Formação Humanista
Keywords
Pharmaceutical TeachingDeontology and Pharmaceutical Ethics
Pharmaceutical Curriculum
Pharmaceutical Education
Humanistic Formation
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