Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25241
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.advisorSouza, Edinilsa Ramos de
dc.contributor.authorLuz, Eliane Santos da
dc.date.accessioned2018-03-12T18:09:57Z
dc.date.available2018-03-12T18:09:57Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationLUZ, Eliane Santos da. Análise da correlação entre condições de trabalho, condições de saúde e estresse ocupacional entre mulheres policiais militares da cidade do Rio de Janeiro. 2016. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências)-Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25241
dc.description.abstractFoi realizado um estudo transversal com o objetivo de analisar a correlação entre condições de trabalho, condições de saúde e estresse ocupacional entre mulheres policiais militares do Rio de Janeiro. Para a realização da pesquisa foi feita uma amostra por conglomerados de mulheres da Polícia Militar lotadas na cidade do Rio de Janeiro. Foi aplicado um questionário autopreenchível, com 78 questões divididas em quatro blocos relativos a características sociodemográficas, condições de trabalho, condições de saúde e consumo de substâncias. Dos 238 questionários respondidos, 224 foram analisados. Foram feitas análises descritivas dos dados por meio das frequências simples e relativas das variáveis, bem como análise bivariada para verificar a associação entre as variáveis independentes e os quadrantes do modelo demanda-controle. A renda líquida, a renda familiar total, os descontos salariais, o cargo, a insatisfação com o trabalho desempenhado, o risco de sofrer violência psicológica no trabalho, não receber ajuda nos serviços domésticos, ter sofrimento psíquico, entre outros, destacam-se como fatores correlacionados ao estresse ocupacional.
dc.language.isopor
dc.rightsopen access
dc.subject.otherEstresse Ocupacional
dc.subject.otherSaúde da Mulher
dc.subject.otherPolícia
dc.titleAnálise da correlação entre condições de trabalho, condições de saúde e estresse ocupacional entre mulheres policiais militares da cidade do Rio de Janeiro
dc.typeThesis
dc.degree.date2016
dc.degree.departmentInstituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
dc.degree.grantorFundação Oswaldo Cruz
dc.degree.localRio de Janeiro
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança
dc.contributor.advisorcoGomes Junior, Saint Clair
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
dc.subject.decsEscala de Estresse Ocupacional
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eliane_luz_iff_dout_2016.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.