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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25458
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
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- EPSJV - Artigos de Periódicos [204]
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SUBJETIVIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA ATRAVÉS DO OLHAR DOCENTE
Ensino Fundamental e Médio
Educação Sexual
Sexualidade
Desenvolvimento Psicossexual
Etnologia
Título alternativo
Subjectivity and science education: a discussion about sexuality in school through the teacher's viewAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada.
Resumo em Inglês
This paper aims to highlight the role of subjectivity of teachers in discussions involving sexuality theme in Sciences and Biology's lessons. An ethnographic study was carried out over a period of one year and a half at a federal school located in the city of Rio de Janeiro, through participant observation and in depth interviews with the eight teachers who composed the Science and Biology school's team. The results point out to the importance of a relationship of trust between teachers and students to deal well with this theme as well as the influence of tensions generated by both student’s parents and other school teachers on the discussion about sexuality concepts in the school researched.
DeCS
Disciplinas das Ciências NaturaisEnsino Fundamental e Médio
Educação Sexual
Sexualidade
Desenvolvimento Psicossexual
Etnologia
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