Author | Pereira Filho, Roberto Sobreira | |
Author | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
Access date | 2018-03-22T13:30:44Z | |
Available date | 2018-03-22T13:30:44Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | PEREIRA FILHO, Roberto Sobreira; SOUSA, Isabela Cabral Félix de. Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre a sexualidade na escola através do olhar docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa (PR), v. 10, n. 3, p. 321-343, set./dez. 2017. | pt_BR |
ISSN | 1982-873X | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25458 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | UTFPR - Universidade Tecnológica do Paraná | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ciências - Ensino Fundamental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Sexual | pt_BR |
Subject in Portuguese | Etnologia | pt_BR |
Title | Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente | pt_BR |
Alternative title | Subjectivity and science education: a discussion about sexuality in school through the teacher's view | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Abstract | This paper aims to highlight the role of subjectivity of teachers in discussions involving sexuality theme in Sciences and Biology's lessons. An ethnographic study was carried out over a period of one year and a half at a federal school located in the city of Rio de Janeiro, through participant observation and in depth interviews with the eight teachers who composed the Science and Biology school's team. The results point out to the importance of a relationship of trust between teachers and students to deal well with this theme as well as the influence of tensions generated by both student’s parents and other school teachers on the discussion about sexuality concepts in the school researched. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Science - Elementary School | pt_BR |
Subject | Sexual Education | pt_BR |
Subject | Ethnology | pt_BR |
DeCS | Disciplinas das Ciências Naturais | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Educação Sexual | pt_BR |
DeCS | Sexualidade | pt_BR |
DeCS | Desenvolvimento Psicossexual | pt_BR |
DeCS | Etnologia | pt_BR |