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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26599
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso aberto
Data de embargo
2018-06-07
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CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESTAS DISCIPLINAS
Bevilacqua, Gabriela Dias | Data do documento:
2017
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A disciplina de Ciências tem características que propiciam o desenvolvimento de atividades práticas em sala de aula, que favorecem a participação do estudante e seu envolvimento ativo no processo de aprendizagem. O potencial de expressão e compartilhamento social dos conhecimentos científicos dos estudantes está relacionado ao seu domínio da Língua Portuguesa. Neste trabalho foi investigado como atividades práticas interdisciplinares incidem sobre o processo de letramento nas aulas de ciências do 5º ano do ensino fundamental, tendo como base a Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar. A aprendizagem dos estudantes foi avaliada em função de conceitos específicos de ciências e de competências e habilidades descritas na referida matriz O trabalho foi realizado em duas escolas públicas do Município de Mesquita (RJ) com ativa participação dos professores regentes das turmas envolvidas. O uso de descritores de competências e habilidades da matriz de Língua Portuguesa na elaboração de atividades de Ciências favoreceu o desenvolvimento destas duas disciplinas promovendo o letramento de forma interdisciplinar. Os resultados indicam a possiblidade de trabalho integrado entre parâmetros de políticas públicas de avaliação em larga escala da educação básica com o planejamento de atividades de sala de aula
Resumo em Inglês
The discipline of science has characteristics that allow the development of practical activities in the classroom, which contribute to student participation and to their active involvement in the learning process. The potential for social expression and sharing of students' scientific knowledge is related to their mastery of the Portuguese Language. In this work it was investigated how interdisciplinary practical activities affects on the literacy process in science classes of the 5th year of elementary school based on the Portuguese Language Reference Matrix of the National Assessment of School Income. Student learning was evaluated in relation of specific concepts of science and skills and abilities described in that matrix The work was done in two public schools of the Municipality of Mesquita (RJ) with active participation of the regent teachers of the involved classes. The use of descriptors of competences and abilities of the Portuguese Language Matrix in the elaboration of science activities favored the increasement of these two disciplines, promoting interdisciplinary literacy. The results indicate the possibility of integrated work between public policy parameters of large-scale evaluation of basic education and the planning of classroom activities
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